segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Capacitação Culinária-Cardápio Especial de Páscoa









 

PARA QUE SERVE A ASSOCIAÇÃO DE DIABETES?

Diabetes é uma das poucas patologias cujo sucesso de tratamento e controle dependem fundamentalmente do próprio paciente e dos seus familiares.


A associação serve para:
• Dar acolhimento ao paciente e seus familiares;
• Organizar palestras e reuniões, passando informações e propiciando educação em diabetes;
• Defender o paciente na luta pelos seus direitos;
• Representar as pessoas com diabetes junto às áreas governamentais na luta por acesso a todos os medicamentos e insumos;
• Proporcionar às pessoas vivendo com Diabetes a chance de se encontrar, tomar atitudes frente à sua condição de saúde, combater o isolamento e a inércia, promover a troca de informações e experiências melhorando a qualidade de vida.


A A.B.A.D. PRECISA DE SEU APOIO E PARTICIPAÇÃO


Dicas para uma dieta sadia


* Controle a quantidade de alimentos a ser ingerida.
* Utilize alimentos ricos em fibra, tais como frutas e vegetais frescos; pão e cereais integrais; feijão e legumes; arroz integral, cevada e aveia. Todos evitam que o nível de glicose suba muito rapidamente depois de sua ingestão.
* Elimine manteiga, margarina, óleo, molhos de saladas e creme na comida ou durante o preparo da refeição.
* Evite carne com gordura, leite integral, queijo e frituras. Retire a pele da galinha, separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comer. Tome leite semi-desnatado ou desnatado.
* Tome cuidado com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas do gênero "fast food" geralmente têm muita gordura.
* A pressão arterial alta é comum em pessoas com diabetes. Por isso, não utilize sal nos alimentos, mesmo no seu preparo. Use temperos sem sal, como alho em pó, cebola, pimenta e ervas.
* Evite alimentos como carnes defumadas, pepinos curtidos, batatas fritas, salames. Eles contêm muito sal.
* Leia os rótulos das embalagens. Elas costumam trazer o valor nutritivo e as calorias dos alimentos, entre outras importantes informações.
* Anote o que se come. Isso ajuda ao controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos, além de saber qual deles pode estar afetando o seu nível de glicose no sangue.

ATAQUE DO CORAÇÃO

PARADA CARDIO RESPIRATÓRIA

HEMOGLOBINA GLICOSILADA

Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético

Festa Junina Diet

A ABAD realizou de 01/06 a 05/06/09
" Primeira Festa Junina Diet" .
Durante toda a semana os associados que compareceram à sede foram recebidos com deliciosas receitas diet para degustação.

Receitas





DIRETORIA 2009/2011


DIA DAS CRIANÇAS 2008


domingo, 29 de novembro de 2009

"Cozinha Especial de Natal" 2008-FOTOS

Cardápio especial de Natal. 2008

Preparo e degustação de receitas light & diet .



As aulas de culinária são ministradas pela nutricionista da Abad e voluntárias.
O nosso objetivo é de conscientizar os associados sobre a importância de umaalimentação saudável para o controle da glicemia.












sábado, 28 de novembro de 2009

O que é diabetes












Cerca de 246 milhões de pessoas em todo o mundo são portadoras de diabetes e há previsão de que 380 milhões de pessoas desenvolverão até 2025.1 Embora 4% da população mundial seja portadora de diabetes, 2 muitas pessoas sabem muito pouco sobre a doença.
Existem 2 tipos básicos de diabetes:
• Diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico destrói as células beta no pâncreas, que são as células que produzem insulina.Como resultado, o corpo produz muito pouco ou nenhuma insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina diariamente. Às vezes o diabetes tipo 1 é chamado de diabetes juvenil ou diabetes insulino-dependente.
• Diabetes tipo 2 ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente, ou o corpo não pode usar adequadamente a insulina que ele produz. Eventualmente, o pâncreas pode parar completamente de produzir insulina. O diabetes tipo 2 pode afetar pessoas de qualquer idade. Em homens e mulheres, quanto mais excesso de peso o indivíduo tiver, maior o risco de desenvolver o diabetes tipo 2.3

1International Diabetes Federation.Você sabia?Disponível em: http://www.idf.org/home/index.cfm?node=264. Acessado em 16 de outubro de 2008.
2 US Census Bureau.World Population Clock Projection.Disponível em: http://www.census.gov/ipc/www/popclockworld.html. Acessado em 16 de outubro de 2008. A estimativa da população mundial é de 6.8 bilhões.
3 International Diabetes Federation. Fact Sheet Diabetes and Obesity. Disponível em: http://www.idf.org/home/index.cfm?node=1207. Acessado em 13 de novembro de 2008.


Diabetes tipo 1









Em geral, o diabetes tipo 1 é diagnosticado em crianças e jovens adultos, embora possa ocorrer em qualquer idade. Aproximadamente 3% de crianças e adolescentes são portadores de diabetes.1
O início do diabetes tipo 1 é repentino e pode incluir os seguintes sintomas:
• Sede além do normal e boca seca
• Vontade de urinar frequente
• Fadiga extrema/falta de energia
• Perda de peso súbita
• Cicatrização lenta
• Infecções recorrentes
• Visão embaçada


O diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico do corpo destroi as células beta encontradas no pâncreas — as células que produzem insulina. Como resultado, o corpo produz muito pouco ou nenhuma insulina.
Uma pessoa com diabetes tipo 1 pode fornecer insulina para o corpo das seguintes maneiras:
• Sistema de Infusão Contínua (SIC) de insulina
• Caneta de insulina
• Injeções com seringa
Tratamento com insulina, que acompanha um plano de alimentação saudável, atividade física regular e testes frequentes de glicemia são importantes no controle do diabetes tipo 1.