terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Terça Diet: Aprendendo Novos Sabores

Há muitos anos a ABAD investe em projetos que ressaltam a importância da alimentação saudável para o diabético. Neste ano de 2009, lançamos um projeto chamado “Terça Diet: Aprendendo Novos Sabores”, onde a nutricionista Érica de Barros Domingues Leite ministra aulas de culinária diet juntamente com um tira-dúvidas sobre alimentação e nutrição. Os participantes acompanham a preparação passo a passo além de, no final, degustarem o prato do dia. Eles também recebem as receitas impressas, para que possam levá-las para casa, e lá também desenvolvê-las.
Neste ano tivemos muito sucesso com este projeto, e é por isso que ele permanecerá em 2010 nos planos da ABAD, e para que ele continue a ser desenvolvido, contamos com a participação de vocês, associados e diabéticos de Botucatu!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Isenção de Imposto de Renda para Portadores de Diabetes

A Coordenadora do ADJ JUR informa que o Senador Renan Calheiros através do projeto de lei ( PLS 390/08)pretende beneficiar com isenção de imposto de renda aos portadores de diabetes nos proventos de aposentadoria ou reforma por invalidez.
Este projeto, se aprovado, deverá incluir a diabetes entre as doenças elencadas no inciso XIV, do artigo 6º da Lei nº 7.713/98, que concede isenção de Imposto de Renda nos proventos da aposentadoria ou reforma por invalidez, a quem tem moléstia profissional, tuberculose, hanseníase, nefropatia grave, cegueira e inumeras outras doenças.
Este é um projeto cidadão, pois os portadores de diabetes que estejam aposentados sabem das dificuldades em se manter e cuidar de sua doença crônica. Será um grande passo a aprovação deste projeto. Entrem no site do Senado Federal, cadastrem-se, acompanhem a tramitação deste projeto, enviem sua participação e assim, com a força de todos, este projeto poderá ser aprovado.

Planos de Saude-DICAS

Você que é portador de diabetes e vai contratar um plano ou seguro de saúde já deve ter ouvido as exigências abaixo e nem sempre as mesmas lhe são perfeitamente esclarecidas.


Vamos tentar ajudá-los:

1) O QUE SIGNIFICA " PRAZOS DE CARÊNCIA?"


É um período pré-determinado no início do contrato, sendo que o futuro usuário não pode usar integralmente os serviços oferecidos pelo plano ou seguro de saúde. As carências são de 24 horas para os casos de urgência e emergência, de 10 meses para partos, de 06 meses para demais situações e de 24 meses para as doenças e lesões preexistentes.


2) O QUE É "DOENÇA OU LESÃO PRÉ-EXISTENTE?"


É aquela que a pessoa que vai contratar o plano sabe ser portadora no momento da contratação. Temos duas alternativas de cobertura:
2.1) Cobertura parcial temporária: o futuro usuário somente terá direito à cobertura completa da doença preexistente (neste caso, estamos falando de diabetes) (procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos ou leitos de alta tecnologia) após 24 meses de carência.
2.1.) Agravo: acréscimo que o futuro usuário terá que pagar mensalmente para ter direito à cobertura completa imediata da doença ou lesão preexistente. O agravo passará a fazer parte da mensalidade até o final do contrato. Se a pessoa que o atender não lhe oferecer o agravo, e você tiver uma doença ou lesão pré-existente, faça uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor.
Porque estamos lhes dando tais informações?
Os planos ou seguros de saúde poderão rescindir o contrato que você fez, caso descubram que houve fraude na hora da contratação e que você escondeu que já tinha uma ou várias doenças ou lesões pré-existentes.
Hoje, nenhum plano ou seguro de saúde pode recusar a contratação, caso você que é portador de diabetes ou de qualquer outra doença, já seja portador da mesma na hora da contratação.
Desde que obedecidos os critérios acima, após a Lei 9.656/98, qualquer pessoa que já possua alguma doença ou lesão pré-existente, não poderá ser excluída da contratação de plano ou seguro saúde.
Caso isto ocorra faça uma denúncia aos órgãos de defesa do consumidor e também a ANS - Agência Nacional de Saúde
http://www.ans.gov.br/

Dia Mundial do Diabetes

14 de novembro de 2009


Na ABAD, uma abertura das atividades em comemoração ao Dia Mundial do Diabetes foi com um delicioso "Café da Manhã Diet".

























Estiveram presentes o Sr. Prefeito Municipal, o secretário de Saúde, a Diretoria da ABAD, associados e convidados.

Todos que compareceram à ABAD no dia 14 das 8:00 h às 17:00 h puderam saborearam deliciosos bolos diet e das atividades gratuitamente Participaram do dia:

Testes de glicemia
Cálculo do Índice de Massa Corpórea
• Verificação de Pressão Arterial
• Exames dos Pés
Obs: Todas as receitas do "Café Diet", Serão postadas aqui no blog. AGUARDEM!

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

ACONTECEU NA ABAD

Participam 300 pessoas de atividades promovidas pela ABAD
SAÚDE - 16/11/2009 17:17 - Redação


A Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético [ABAD] de Botucatu, promoveu neste sábado [14] atividades abertas à população durante todo dia, como exames de glicemia [detecção de diabetes], cálculo do índice de massa corporal [IMC], verificação de pressão arterial , exames dos pés de diabéticos por podólogas, orientações nutricionais e sorteio de brindes. Aproximadamente 300 pessoas estiveram presentes.


O evento contou com uma presença do Prefeito, João Cury, então Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Antônio Luiz Caldas Júnior e diversos profissionais ligados à área da saúde, como endocrinologistas, podólogas e outros. A nutricionista responsável, Dr ª Érica, orientou os presentes como um bem e se alimentar durante as aulas de Nutrição, cada participante expõe suas vitórias. Segundo a nutricionista, "esse projeto é um beneficio uma Saúde Pública porque favorece os diabéticos Através de Instruções nutricionais e como construir doces naturalmente dietas para que deixem de depender de doces industrializados que Contém adoçante".


Para a presidente do órgão, Antonia Alzira Serafim, o evento trouxe mais pessoas para a Associação "Muitas pessoas não eram sócios e resolveram se associar", afirma. De acordo com Serafim, Botucatu Possui um grande número de endocrinologistas, fazendo com que as pessoas tenham atendimento mas tem tempo Outras informações e orientações são passadas pela Associação "O médico não de acompanhar da melhor maneira seus pacientes. Portanto, na ABAD os diabéticos conseguem uma atenção redobrada e trocar informações com profissionais e outros usuários ", conclui.


Durante o dia, quem visitou o evento Pôde degustar doces dietéticos.


Serviço:


A Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético fica na Rua General Telles, 171. Telefone: [14] 3815-3244


Fotos: Marcelino Dias





quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Bolo sem açúcar

Mousse de Chocolate Zero Açúcar

MS Record 1ª Edição - Quadro Economia e Sabor ensina uma receita para quem tem diabetes

MS Record 1ª Edição - Aprenda a fazer diferentes enfeites natalinos com materiais recicláveis

ARVORE E DECORAÇÃO DE NATAL GARRAFAS PET_Por Ricaru.avi

ENFEITE DE NATAL DE PORTUGUAL

DICAS PARA ENFEITES DE NATAL

<a href="http://video.msn.com/?mkt=pt-BR&from=sp&vid=8b7affaf-6eb4-418a-b226-8521c548a37d" target="_new" title="Decoração de natal">Video: Decoração de natal</a>

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

nutrição

Te llamo Mama - Felipe Gómez (canción sobre el aborto)

palestra sobre a diabetes

O QUE É DIABETES

Convivendo com o Diabetes - Pfizer

DIABETES - PREVENCAO E CONTROLE

Cigarro, Desgraça De Milhões

SUBSTANCIAS DO CIGARRO

O CIGARRO

Sinais e Sintomas de Diabetes

Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar:
• Muita sede;
• Vontade de urinar diversas vezes;
• Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual);
• Fome exagerada;
• Visão embaçada;
• Infecções repetidas na pele ou mucosas;
• Machucados que demoram a cicatrizar;
• Fadiga (cansaço inexplicável);
• Dores nas pernas por causa da má circulação.
Em alguns casos não há sintomas. Isto ocorre com maior freqüência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e pés. Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade.

O DIABÉTICO-PARA DESCONTRAIR

No meio de uma viagem, a aeromoça pergunta a um passageiro da 1ª classe:
- O senhor aceita um docinho?
- Muito obrigado, mas eu sou diabético.


- Que tal um suco de laranja?


- Não, laranja tem açúcar e eu sou diabético.
- Depois de ter oferecido tudo e ele nada aceitar, ela avacalha:
- E o que o senhor acha de uma pinga?
- Ele, sacando que ela estava curtindo com sua cara, respondeu:
- Não, pinga vem da cana, cana tem açúcar e eu sou diabético.
- Sendo assim, de que forma eu poderia atendê-lo para o senhor sair satisfeito de nosso vôo?
- Ele se ergue e fala no ouvido dela:


- Eu quero seu rabo.
- Ela, com a maior cara de espanto, responde:
-Mas o senhor é um velho muito atrevido, safado, vou contar ao comandante e ele tomará uma atitude!
E ela foi à cabine de comando e reclamou:
- Comandante, tentei ser gentil com aquele senhor da poltrona 2 e ele me disse
que queria meu rabo!!! Peço que o senhor tome uma providência imediata para que ele se retrate comigo!
- Bom, eu sugiro que você volte lá e dê seu rabo, afinal ele é simplesmente o presidente desta companhia, é genioso, e nosso emprego está nas mãos dele, ou, melhor dizendo, no seu rabo.
- E tanto o comandante como o co-piloto disseram:
- Confiamos em você!!!
- Ela voltou, cabisbaixa, e disse para o velho:
- Senhor, vamos lá pro fundo do avião que eu lhe darei o que me pediu.Faço isso não só por mim, mas por todos os meus colegas.
- E o velho respondeu:
- Agora eu não quero mais.
- Como? Eu faço questão de dar...


-Agora é tarde. Você fez cú doce e eu sou diabético.