quarta-feira, 30 de junho de 2010

TIPOS DE DIABETES

EXISTEM 2 TIPOS DE DIABETES

O TIPO 1 (insulino - dependente), é uma doença auto-imune: as células do sistema imunológico agridem as células produtoras de insulina destruindo-as, resultando na diminuição ou cessação da produção de insulina. As pessoas com este tipo de diabetes precisam aplicar injeções diárias de insulina, para controlar a doença, que em geral se inicia na infância ou na adolescência.

O TIPO 2 (não insulino-dependente), que atinge entre 80% e 90% dos diabéticos, ocorre na grande maioria dos casos entre os adultos. Neste tipo de diabetes a produção de insulina pelo pâncreas é normal, mas os tecidos do corpo se tornam resistentes à ação da insulina, impedindo a absorção da glicose pelo organismo, elevando, assim, a taxa de açúcar na corrente sanguínea.

Quando a quantidade de insulina se reduz muito, o paciente precisa tomar injeções de insulina (tanto do Tipo 1 como do Tipo 2 ), em geral duas ou mais vezes por dia, de modo a equilibrar a taxa de glicose no sangue. As causas do diabetes infelizmente ainda não são conhecidas. Estudos recentes revelam que há uma maior incidência de fatores hereditários no diabetes tipo 2.

Verifica-se também maior incidência da disfunção em pessoas obesas e em pessoas de vida sedentária. Embora a obesidade não conduza obrigatoriamente à doença, verifica-se que mais de 80% dos casos de diabetes tipo 2 apresentam sobrepeso ou obesidade. Está provado que o excesso de peso, principalmente em pessoas que possuem históricos familiares de diabetes tipo 2, aumenta significativamente o risco de surgimento desta disfunção.

O diabetes tipo 1 pode conduzir ao estado de coma, devido a níveis de glicose muito altos (hiperglicemia) ou muito baixos (hipoglicemia). Esse tipo de diabetes pode também provocar deficiência de crescimento e desenvolvimento do jovem, além das complicações de longo prazo que aparecem entre os não insulino-dependentes. Isto pode ocorrer também no Tipo 2.



http://www.saudeesportiva.com.br/diabetes.php

terça-feira, 29 de junho de 2010

A Saúde do Portador de Diabetes

O Diabetes é antes de tudo um problema social. A doença vem crescendo assustadoramente em todo mundo, como resultado de hábitos alimentares cada vez piores e estilos de vida pouco voltados para uma vida saudável. Prova disso é que segundo estimativas do Ministério da Saúde, em 2010 o Brasil deverá alcançar a assustadora marca de 10 milhões de diabéticos.
Os principais sintomas são: sede excessiva, perda de peso, aumento de apetite, visão borrada, fraquezas, tonturas, aumento no volume da urina e aumento na freqüência do ato de urinar.
Os sintomas inicias podem se agravar com a falta ou a indisciplina no tratamento, levando à problemas cardíacos, dermatológicos, circulatórios, ortopédicos, neurológicos, etc.

Existem duas formas da doença se apresentar: o Diabetes tipo I – que é aquele em que as células beta são destruídas e leva há uma deficiência absoluta nos níveis de insulina, desenvolve-se principalmente em crianças e adolescentes.
O Diabetes tipo II – que é aquele em que ocorre um certo grau de deficiência de insulina, geralmente ocorre em adultos, como resultado de maus hábitos alimentares e péssimo estilo de vida.

Porém, é possível que o Portador de Diabetes viva bem e com a doença controlada, desde que siga o tratamento com disciplina e que altere seu estilo de vida e seus hábitos alimentares. Um plano alimentar balanceado feito por um nutricionista é fundamental para o controle da doença, é através da alimentação que o diabético deverá manter seus níveis de glicose e insulina controlados. Associa-se ainda à dieta, a prática regular de exercícios físicos, medicamentos e o constante monitoramento dos níveis de glicose.
Conforme a doença vem se mostrando epidemiológica no Brasil, além do tratamento dos casos diagnosticados, é importante ressaltar que o fator prevenção é o único capaz de interromper o número crescente de casos. A alimentação saudável e a prática de exercícios físicos é a saída para a prevenção do diabetes que ainda é uma doença sem cura, mas possível de tratamento e controle. Porém, a prevenção deve começar cedo, como a única forma de vencer a doença.
Fonte:
- www.unimeds.com.br
- www.abcdasaude.com.br
- http://saudediabetico.blogspot.com

A ABAD ATENDE A TODOS OS PORTADORES DE DIABETES OFERECENDO :
• Consultas e palestras com Nutricionistas
• Consultas com Psicólogas e grupos de apoio
• Atendimento com Fisioterapeuta
• Grupos de Atividades Físicas
• Descontos para exames em laboratórios
• Descontos especiais com médicos especialistas
Mais informações e agendamento pelo telefone: 3815 3244
É A ABAD CUIDANDO DE SUA SAÚDE E CUMPRINDO SEU PAPEL.

Cuidado com as bebidas calóricas

Ao iniciar uma dieta, os primeiros itens que as pessoas evitam ingerir são doces, massas e frituras. Porém, a maioria se esquece que algumas bebidas como refrigerantes, sucos industrializados, bebidas alcoólicas, leite integral, chocolate quente e cappuccino contribuem para o ganho de peso.
Além de consumi-las com moderação, elas podem ser substituídas por chás, sucos de frutas naturais, leite desnatado e café sem açúcar.
A necessidade da ingestão de aproximadamente 2 litros de água/dia deve ser exclusiva não devendo ser trocada por outras bebidas.
Repare se o que você põe no copo e na xícara não anda atrapalhando seu plano de emagrecimento.

Sugestão

Chá de frutas

Ingredientes: 1 unidade de maracujá, 1 unidade de maçã com casca, ½ xícara de abacaxi picado,1 litro de água mineral.
Modo de preparo: Misture todos os ingredientes, deixe ferver por 3 minutos, apague o fogo tampe e deixe descansar por 3 minutos, coe e sirva.
Rendimento: 4 porções.
Valor calórico: 0 kcal / porção.
Dica: este chá possui propriedades calmante, antiinflamatória, diurética e digestiva.

Dra. Daniela Cravari
Nutricionista, CRN3 - 25813
danicravari@yahoo.com.br
Atendendo como voluntária na ABAD

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Diabetes é tema central de jornada na Unesp


Mais de 240 milhões de pessoas sofrem de diabetes, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, que afeta aproximadamente 12% da população brasileira, é um dos problemas de saúde que mais cresce na atualidade. Para analisar os cuidados e avanços no tratamento da doença, a Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) promove, dias 28 e 29 de junho, sua 1ª Jornada de Diabetes.

Tendo como público-alvo estudantes de medicina,enfermagem e profissionais da área da saúde de Botucatu e região, o evento proporcionará atualização em temas como sinais e sintomas, cuidados de enfermagem, nutrição e aspectos sociais e psicológicos de portadores da diabetes.

A abertura do evento, dia 28 às 17h30, contará com um debate, sobre o papel da Sociedade Brasileira de Diabetes. Já a médica Adriana Mendes discorrerá sobre diagnósticos, classificações da doença e metas terapêuticas. A terceira palestra da noite abordará o tratamento e complicações agudas em pacientes hospitalizados. Outros temas ainda fazem parte da programação: evolução no cuidado ambulatorial a diabéticos e terapêuticas nutricionais.

Dia 29, os temas centram-se nas entidades de assistência ao diabético e os diversos cuidados prestados aos portadores da doença.

A partir das 18 horas, a presidente da Abad- Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético- Antônia Alzira Seraphim, falará sobre a atuação da entidade.

Já a professora do Departamento de Enfermagem, Maria José Niestche, discorrerá sobre a assistência da enfermagem na prevenção do problema.

As questões sociais e psíquicas do portador da diabetes será o foco das demais palestras da noite. Às 19h30, psicóloga Regina de Paula fará suas considerações sobre a adesão do paciente ao tratamento da doença. Na seqüência, o diretor técnico do Centro de Saúde Escola, Antonio Cyrino, fará palestra referente aos fatores psicosociais relacionados ao abandono do cuidado ao portador da diabetes.

A diabetes melittus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal de açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde. Algumas delas podem ser desencadeadas pela patologia, como infarto do coração, derrame cerebral, insuficiência renal, problemas visuais ou lesões de difícil cicatrização.

Inscrições para a 1ª Jornada de Diabetes da FMB podem ser efetuadas pelo site www.inscricoes.fmb.unesp.br ou pessoalmente no local do evento. A taxa de participação, tanto para estudantes quanto profissionais da área da saúde será de R$ 10. Informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3811-6213.

Serviço

1ª Jornada de Diabetes da FMB
Onde: Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu, em Rubião Júnior
Quando: Dias 28 e 29 de junho
Quanto: R$ 10 (estudantes e profissionais)
Informações: (14) 3811-6213
(14) 3815 3244 (ABAD)


http://www.reol.com.br/noticias/2295

domingo, 6 de junho de 2010

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

O congelamento é um dos métodos mais utilizados para conservar alimentos. Essa técnica preserva os alimentos frescos ou pratos prontos, sem alterar de forma significativa seu sabor, textura ou qualidades nutritivas. Além disso, aumenta a praticidade e a economia doméstica ao aproveitar sobras de alimento e permitir o consumo de frutas e verduras frescas, mesmo fora da safra.

Congelar refeições é prático e não apresenta grande impacto sobre os valores nutricionais dos alimentos. Para isso, algumas normas devem ser respeitadas: escolher alimentos de ótima qualidade; conservar os alimentos no congelador à pelo menos -18ºC; acondicionar os alimentos em recipientes fechados, próprios para congelador, retirando o ar de dentro das embalagens e identificar os recipientes com etiqueta adesiva especificando a data de validade que varia de acordo com o tipo de alimento (frutas, carnes, doces, etc.).

Alguns alimentos podem ser levados do congelador diretamente para o fogão ou forno. Havendo necessidade de descongelá-los, um dos métodos indicados é mantê-los sob refrigeração. Alimentos descongelados, não devem ser congelados novamente.

Dra. Daniela Cravari
Nutricionista, CRN3 - 25813
danicravari@yahoo.com.br