domingo, 22 de janeiro de 2012

ABAD PRESENTE NA COMEMORAÇÃO DO PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DO POUPA TEMPO DE BOTUCATU






O Poupatempo Botucatu completou no dia 21-01-12 (sábado) seu primeiro ano de prestação de serviços à população Botucatuense e região.
Em comemoração a essa data, a administração do poupa tempo optou pela campanha de prevenção ao Diabetes, solicitando parceria a ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIBÉTICO – ABAD, que realizou neste Sábado, das 9:00h às 13:00h a campanha de prevenção ao “Diabetes’’,  disponibilizando gratuitamente testes de  HGT (Glicemia), PA (Pressão Arterial), IMC (Índice de Massa Corporal) e informações sobre a doença e orientações nutricionais à população.
 Contamos com uma equipe de profissionais da saúde voluntários que realizaram os testes e tiraram eventuais dúvidas dos cidadãos. Em caso de diagnóstico positivo para a doença, a pessoa foi orientada a procurar o serviço da rede publica de saúde ou seu médico de confiança. Não podemos deixar de enfatizar a colaboração dos voluntários e dos funcionários do Poupa Tempo, que não mediram esforços para o bom andamento da campanha.
Foram realizados 130 exames de diabetes, 118 pressão arterial e 126 testes de índicie de massa corporal.
Agrademos o desempenho e profissionalismo dos nossos voluntários nessa importante ação por uma causa tão nobre.
É A ABAD 20 anos cumprindo sua missão, capacitar e orientar pessoas e comunidade sobre a questão “Diabetes”, desenvolvendo ações de prevenção e apoio ao tratamento da doença, buscando melhoria da qualidade de vida.
FOTOS PP

 
DIABETES! SE VOCÊ SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR.
Santos de Castro
Presidente
FOTOS PP

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pré-Diabetes

 
Pré-diabetes.

O que é isso?
Como o título já sugere, este termo é usado para identificar as pessoas que possuem risco potencial de desenvolver o diabetes. É uma forma ou um estado intermediário entre a normalidade e o diabetes do tipo 2 no adulto. No entanto, sabe-se que nem todos irão deixar a condição de pré-diabético para se tornar um diabético. Mas, por precaução, são considerados em estado de risco para essa progressão.
Fatores de Risco
Existem fatores que são considerados de risco para o desenvolvimento do diabetes. Entre eles estão: o fator da idade (estar acima de 45 anos); o excesso de peso; o sedentarismo; a hipertensão arterial e as alterações nas taxas de colesterol e triglicérides sangüíneos e a história familiar de diabetes .
Isso serve para ambos os sexos. Mulheres que geraram filhos com mais de 4 kg ou que sejam portadoras de Síndrome dos Ovários Policísticos também têm risco aumentado.
Nesses casos, preconiza-se a realização da dosagem de glicemia de jejum ou a realização do teste oral de sobrecarga com glicose, para possível detecção de pré-diabetes ou mesmo diabetes.
A melhor maneira de identificar o pré-diabetes é através da dosagem da glicemia. Sua definição laboratorial dá-se quando a taxa de glicemia de jejum (mínimo de oito horas) encontra-se entre 100 e 125 mg/dl e/ou quando o valor de glicemia na segunda hora do teste de sobrecarga oral à glicose (também chamado de curva glicêmica) está entre 140 e 199 mg/dl (indivíduos classificados também como intolerantes à glicose).
A quantidade de pessoas que evoluem para o diabetes é parecida nos grupos que têm glicemia de jejum alterada e os que apresentam alterações nas taxas de glicemia na segunda hora do teste oral. No mais, apesar de ser raro, outros grupos que não apresentarem essas condições e nem fatores de risco,também podem desenvolver diabetes no futuro.
importante salientar que as pessoas que adquirem novos hábitos no estilo de vida - como a atividade física regular resultando na diminuição de 5 a 7% no peso corporal - ajudam a, no mínimo, retardar o aparecimento do diabetes.
Em grandes estudos realizados com indivíduos com pré-diabetes, tais medidas reduziram a taxa de novos casos em mais de 50% em um período de dois a cinco anos de acompanhamento. Essas mudanças ainda são benéficas para o estado de saúde geral, promovendo menor risco no desenvolvimento de outras doenças, especialmente cardiovasculares.
A busca pela perda de peso pode receber o auxílio de algumas medicações, no entanto, não devemos nos esquecer de que todas essas orientações devem ser realizadas pelo médico, analisando cada situação individualmente.
Ou seja, no geral existem muitas evidências de que o diabetes tipo 2 pode ser prevenido ou ter seu início retardado. Os indivíduos com pré-diabetes podem ser facilmente identificados. Alterações no estilo de vida, especialmente redução moderada do peso e aumento da atividade física são indicadas, além de promoverem efeito positivo adicional na saúde como um todo.
Confira os Sintomas do Diabetes Tipo II
·         Aumento da sede;
·         Aumento do número de micções (principalmente à noite);
·         Dores em membros inferiores;
·         Infecções freqüentes;
·         Alteração visual (visão embaçada);
·         Dificuldade na cicatrização de feridas;
·         Formigamento nos pés;
·         Furunculose.