domingo, 20 de janeiro de 2013

Pão Integral

FOTO REAL
Testado na Cozinha da ABAD
Ingredientes
2 xícaras (chá)de água morna
1 xícara (chá) de óleo
3 colheres (café) de sal
3 ovos
2 colher (chá) de multiadoçante
3 tabletes ou 45g de fermento biológico (pão)
3 a 5 xícaras de farinha de trigo integral

Farinha de trigo comum (até dar o ponto, cerca de 500 a 750g)
Modo de preparo
Bater no liquidificador a água morna, óleo, sal, ovos, multiadoçante e o fermento.
Misturar a farinha integral, dissolvendo-a muito bem. Acrescentar a farinha de trigo, aos poucos, sovando até não grudar nas mãos.
Fazer uma bola com toda a massa e deixar crescer até dobrar de volume, coberta por um pano de prato limpo. Fazer os pães nos formatos desejados.
Deixar os pães crescendo na assadeira, cobertos com pano de prato limpo, até que, quando pressionados com o dedo, a massa permaneça afundada, não retornando ao ponto original. Assar em forno com temperatura mínima e aumentar para média somente quando começar a dourar.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Senhor Amoroso só queria duas canetas para aplicação de insulinas.


Senhor Amoroso, homem simples, portador de Transtorno Mental e Diabetes só queria duas canetas para aplicação de insulina. Sofria muito com as aplicações de insulina com seringas tradicionais. Apesar de suas limitações iniciou uma verdadeira peregrinação com muitas idas e vindas, sempre ouvindo um não ou um descaso.  Sr. Amoroso só queria duas canetas para aplicação de insulina. Mesmo com tantas dificuldades e dentro de toda a sua simplicidade  nunca desistiu de seu objetivo. Após tantas desilusões foi  orientado a procurar-nos,quando relatou seu sofrimento e nos pediu ajuda: “só quero duas canetas para aplicação de insulina”. Consternados nos propusemos a ajudá-lo; tivemos dificuldades, pois, Sr. Amoroso necessitava de um receituário médico e não tinha condições financeiras para pagar por uma consulta médica, a fim de que pudéssemos dar andamento ao processo. Enfrentou outra peregrinação, aguardando por 10 meses para ser atendido em sua necessidade e o Sr. Amoroso só queria duas canetas para aplicação de insulinas. Por causa de muita persistência um dia foi atendido e pudemos concretizar o tão sonhado desejo do Sr. Amoroso. Como conseguimos essas canetas? Só dois telefonemas, simplesmente dois. Um ao laboratório fornecedor de uma das insulinas, informando os dados do receituário médico e eles enviaram ao Sr. Amoroso, gratuitamente,  uma caneta. O segundo a um empresário da cidade, que nos cedeu, também, gratuitamente, outra caneta. Sr. Amoroso, enfim, conseguiu as duas canetas para aplicação de insulina. Como vimos, as canetas são fáceis de serem conseguidas. A dificuldade está na construção de políticas públicas adequadas ao atendimento ou na falta de comprometimento do homem com as políticas públicas existentes.

“O Sr. Amoroso só queria duas canetas para aplicação de insulina.”
Santos de Castro
Presidente da ABAD

sábado, 12 de janeiro de 2013

Pudim diet de pão



Ingredientes

1 pão francês amanhecido
3 ovos
2 xicaras das de chá de leite morno desnatado
1 colher das de sopa de multiadoçante ou adoçante que usar (leia sempre as instruções de uso)
1 xicara das de chá de coco ralado sem açúcar

 Modo de fazer

Corte o pão em fatias e coloque em uma vasilha, acrescente o leite e deixe amolecer.
Bata bem  os ovos em  separados, junte com os demais ingredientes ao pão amolecido e mexa bem até obter uma massa homogenia.
Unte uma assadeira redonda nº 18 com furo, com doce de leite com ameixas diet a 180º por 1 hora.

Mesmo sendo diet não exagere na porção.”

Taxa de açúcar no sangue sob controle previne problemas de saúde