quinta-feira, 30 de maio de 2013

Tratamento odontológico em pacientes portadores de Diabetes Mellitus

Diabetes Mellitus (DM) é a síndrome resultante de uma interação variável de fatores hereditários e ambientais e caracterizada por secreção anormal de insulina, níveis de glicose sangüínea inapropriadamente elevados e uma variedade de complicações em orgãos terminais, incluindo nefropatia, retinopatia, neuropatia e aterosclerose acelerada.
Uma vez que os pacientes portadores de DM são pacientes que apresentam outras patologias associadas é de grande importância que o Cirurgião Dentista esteja ciente do quadro apresentado pelo paciente de maneira a atenuar as possíveis complicações associadas a determinados tratamentos odontológicos executados.
Um dado de grande importância é o acompanhamento constante do paciente por um profissional - Diabetólogo - quando de tratamentos odontológicos extensos, desta maneira o resultado deste entrosamento entre o Cirurgião Dentista e o médico (Diabetólogo) só trará benefícios ao paciente.
A DM do ponto de vista da Odontologia, quando não corretamente controlada e acompanhada pelo Diabetólogo e Cirurgião Dentista, apresenta as seguintes principais conseqüências :
 - Maior predisposição a problemas gengivais e periodontais. 
 - Maior susceptibilidade a infecções.   
 - Perda precoce de elementos dentários.   
 - Dificuldade de adaptação de Próteses Parciais Removíveis ou Totais. 
Finalizando, acreditamos ser plenamente possível a manutenção de um estado de saúde bucal adequado em pacientes portadores de DM desde que haja um correto acompanhamento por parte do Cirurgião Dentista e do Diabetólogo, minimizando ou mesmo evitando as repercussões odontológicas da Diabetes Mellitus.



segunda-feira, 27 de maio de 2013

ABAD PREOCUPADA COM OS RESÍDUOS GERADOS PELOS PORTADORES DE DIABETES

O descarte inadequado de RSS (resíduos de serviço de saúde) representa uma ameaça real de contaminação do meio ambiente e, também, das pessoas que trabalham diretamente com o lixo. Objetos perfuro cortantes que tenham tido contato com sangue humano podem transmitir doenças, além de contaminar o meio ambiente. Considerando-se o número elevado de pessoas com Diabetes Melitus (DM) no Brasil e que grande percentual desses indivíduos são usuários de insulina e ou controlam seu Diabetes em casa, na escola, no trabalho, etc. E que geram diariamente, resíduo de serviços de Saúde (RSS) dos materiais usados para o controle de sua doença (agulhas, seringas, fitas reativas, lancetas, canetas de insulina, refis de insulina, cateteres de bomba de insulina, êmbolos de bombas de insulina, algodão, etc.).

A ABAD PREOCUPADA sugere que o portador de Diabetes coloque seu material usado em um recipiente plástico limpo, transparente e com tampa (pote de maionese, pet de amaciante, garrafa pet, enfim o recipiente que estiver ao seu alcance) e o entregue na ABAD, que se encarregará em encaminhar para o destino adequado esse material.
Trabalho desenvolvido pela ABAD e com apoio da Secretaria de obras pelo Dep. Limpeza Pública de Botucatu, responsável pela coleta e destino correto desses resíduos.
Salientamos que o programa esta sendo um sucesso atendendo as expectativas.

VAMOS PRESERVAR NOSSO PLANETA.

Rua General Telles, 171-Centro-Telefone 3815 3244/3813 3784

CONVITE ARTE TERAPIA


sábado, 25 de maio de 2013

Diabetes tipo 2: 10% dos brasileiros correm alto risco de desenvolver a doença

Segundo pesquisa, 60% desta parcela da população não sabem que está em situação de risco e que pode desenvolver a doença em algum momento da vida.
Diabetes: parte dos brasileiros acredita erroneamente que a doença é contagiosa (Thinkstock
Pesquisa divulgada nesta quinta-feira aponta que 10% dos brasileiros correm alto risco para desenvolver o diabetes tipo 2. Segundo os dados, levantados pelo Instituto Ipsos e por uma empresa farmacêutica, essa parcela populacional tem três ou mais fatores de risco para a doença — como sobrepeso, sedentarismo e alimentação inadequada. Ainda de acordo com o levantamento, entre esses 10%, cerca de 60% não sabe que está em situação de risco.
A pesquisa foi realizada com 1.103 pessoas, de áreas urbanas e rurais de todas as regiões do país, entre junho e julho de 2012. Foram entrevistados homens e mulheres, com idades entre 16 anos e 70 anos, de todas as classes sociais. Entre os fatores de risco para o diabetes tipo 2 listados pelo estudo estão idade, índice de massa corporal (IMC — calcule aqui seu IMC), sedentarismo, alimentação inadequada, hipertensão, níveis elevados de glicose no sangue e histórico familiar para a doença.
De acordo com o levantamento, 70% dos brasileiros consideram o diabetes uma doença grave — 24% acham que a doença é muito grave. Quase 90% dos brasileiros têm conhecimento de que podem já ter a doença, mesmo que ainda não tenham sido diagnosticados. Os dados mostraram ainda que cerca de 30% das pessoas acreditam erroneamente que o diabetes é uma doença contagiosa e infecciosa, e que 59% acreditam, também de maneira errada, que a doença pode desaparecer se a pessoa começar a ter uma vida mais saudável.
Segundo o médico Balduíno Tschiedel, presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o estudo estima que 13,4 milhões de brasileiros têm a doença, tanto a tipo 1 quanto a tipo 2. "Os números de óbitos têm aumentado no Brasil, principalmente nas regiões Norte e Nordeste", diz o médico. Nessas regiões mais pobres, diz, as condições de tratamento e de prevenção são deficientes.


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Comemoração dia das Mães na ABAD.

 

Cumprindo sua missão a ABAD reservou o dia 07-05 para comemorar o dia das Mães proporcionando um dia especial com exames de glicemia, verificação de pressão arterial, índice de massa corporal, palestras de Psicologia ministrada pela psicóloga Amaríllys Miqueletto abordando o assunto “A importância da mulher contemporânea”, de nutrição ministrada pela nutricionista Caroline Angéla Zavatte focando “Os 10 passos para a alimentação saudável”, café da tarde especial seguido de sorteio de uma cesta com produtos diet que teve como ganhadora a associada Elena Broto Venegas e distribuição de um brinde e uma rosa a cada MÃE. Contamos com a presença de 129 pessoas que tiveram oportunidade de falar e ouvir sobre prevenções e formas mais saudáveis de conviver com a doença.
Só conseguimos obter êxito graças ao apoio e colaboração de nossos parceiros,
ETEC Domingos Minicuci Filho, estagiarias de Nutrição da UNESP, Malhas e Cia, Oage Oxigênio, Done Decorações, das secretárias, e de voluntários, aos quais agradecemos.

DIABETES! SE VOCÊ SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR.