segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Diabetes tipo 1

Diabetes tipo 1

 (Cardiologista)

A diabetes tipo 1 gera sintomas como muita sede, boca seca e urina frequente, não tem cura e geralmente é diagnosticada em indivíduos jovens. 

O tratamento da diabetes mellitus tipo 1 é feito com o uso diário da insulina, sob rigorosa prescrição do médico endocrinologista, requer uma alimentação própria para diabéticos e exercícios físicos supervisionados por um educador físico para o controle da doença.

Sintomas da diabetes tipo 1

Os sintomas da diabetes tipo 1 incluem:
Muita sede;
Boca seca apesar da ingestão de água;
Muita fome;
Cansaço frequente;
Emagrecimento sem causa aparente;
Urina frequente;
Candidiase vaginal;
Fraqueza;
Confusão mental;
Visão turva ou embaçada;
Enjôo;
Tontura.

O diagnóstico da diabetes é feito através do teste de glicose sanguínea em jejum ou da prova de tolerância à glucose oral que evidenciam a alta concentração de açúcar no sangue. Para identificar a diabetes tipo 1 o médico poderá identificar os sintomas típicos da doença mesmo com o uso da insulina e da alimentação adequada, e a presença de anticorpo anti-ICA e anti-GAD no sangue.

Diabetes tipo 1 tem cura?

A diabetes tipo 1 não tem cura e por isso o indivíduo deve realizar o tratamento por toda vida.
Tratamento para diabetes tipo 1

O tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com a toma de insulina diariamente, na dose indicada pelo médico após criteriosa observação do comportamento da doença no indivíduo. Além disso, é importante uma alimentação isenta de açúcar e com baixo teor de carboidratos como pão, bolo, arroz, macarrão, biscoitos e algumas frutas.

Para complementar o tratamento da diabetes tipo 1 também é recomendada a prática regular de exercícios físicos leves, pois os exercícios aumentam a produção de insulina e ajudam na captação da glicose pelas células.

A criança com diabetes deve receber uma atenção especial. Os pais devem ter cuidados na sua alimentação evitando açúcar, refrigerantes, doces e tendo a sua glicemia sempre bem vigiada. Assim como no adulto, a criança com diabetes deve tomar uma injeção de insulina diariamente. 

Ter a glicemia sob controle é importante para diminuir os risco de complicações da diabetes, como dificuldades na cicatrização, problemas de visão, má circulação sanguínea e comprometimento renal.
Causas da diabetes tipo 1

As causas da diabetes tipo 1 estão relacionadas ao mal funcionamento do pâncreas. Na diabetes tipo 1 o pâncreas deixa de produzir a insulina, devido ao ataque das células do próprio corpo às células beta do pâncreas, e por isso a glicose não consegue entrar nas células, ficando acumulada no sangue. 

Outras causas da diabetes tipo 1 podem ser:
uso de esteroides, antirretrovirais, antipsicóticos ou tiazidas, 
pancreatite; retirada de mais de 90% do pâncreas; traumatismo no pâncreas; 
hemocromatose; fibrose cística; câncer de pâncreas;
acantose nigricante; lipodistrofia congênita e glicogenoses.

Seja qual for a causa da diabetes ela deve ser bem orientada por um médico endocrinologista.

http://www.tuasaude.com/

Nenhum comentário: