quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Sedentarismo e a obesidade aumentam o risco de diabetes


 POSTADO EM 07/12/2016 ÀS 6H17 ESTADAO CONTEUDO / PORTAL DO HOLANDA


O sedentarismo e a obesidade aumentam o risco de diabetes. Pesquisas sugerem que a inflamação dentro do corpo tem um papel no desenvolvimento da diabetes tipo 2. A boa notícia é que uma dieta antiinflamatória e um plano de exercícios pode ajudar a prevenir e tratar a diabetes tipo 2. Pessoas com essa doença não produzem insulina suficiente ou seus corpos não conseguem usar a insulina adequadamente. A insulina é um hormônio feito pelas células do pâncreas. Ela controla a quantidade de açúcar no sangue.
A insulina também pode ter um impacto no tecido do corpo. Seus efeitos no tecido são influenciados por muitos fatores, incluindo obesidade e acumulo de gordura ao redor do abdômen e órgãos centrais deste. As células de gordura podem produzir substancias que levam à inflamação. Pesquisadores descobriram que pessoas dom diabetes tipo 2 apresentam níveis altos de citocinas no dentro do tecido adiposo. A conclusão: o excess de gordura corporal, principalmente no abdomên, causa inflamação baixa continua (crônica) que altera a ação da insulina e contribui para a doença.

Conforme a diabetes tipo 2 começa a se desenvolver, o corpo se torna menos sensível a insulina resultando em resistência à insulina o que causa a inflamação. Um ciclo vicioso pode ser provocado, com mais inflamação causando mais resistência à insulina e vice-versa.
Caminhar 30 minutos por dia na maioria dos dias ajuda a prevenir a diabetes tipo 2 para pessoas com risco maior. A atividade física também libera substancias antiinflamatórias no corpo. Ela aumenta a sensibilidade à insulina nas células, especialmente as musculares. Essa sensibilidade à insulina aumentada pode ajudar a reduzir a inflamação crônica.
 Referência:


Nenhum comentário: