domingo, 19 de agosto de 2012

ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA ABAD-ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO


Formato logotipo ABAD

A ABAD foi fundada em 17 de agosto 1.992, por profissionais da saúde, pessoas com diabetes e seus familiares, tendo por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, capacitando e orientando sobre a questão “Diabetes”, desenvolvendo ações de prevenção e tratamento da doença.
A organização não tem finalidade lucrativa e é mantida com recursos de contribuições mensais de seus associados.
Por vários anos funcionou em espaços cedidos por terceiros. Em 2.007 adquiriu, com recursos próprios, uma casa necessitando de reformas que foram executadas com recursos do INSTITUTO EMBRAER através do PPS-2007 para o Projeto “Centro de Capacitação em Culinária para a prevenção e tratamento do Diabetes”. Com a conclusão das obras, em 2.008, mudou-se para a sede própria onde se encontra instalada.
Em 2012 sofreu reformas em suas dependências atendendo as adequações necessárias, contamos hoje com a cozinha experimental totalmente readequada às atividades, sala equipada para atendimentos jurídicos e de saúde, escritório totalmente remodelado (móveis e computadores), sala de espera, instalações elétricas totalmente reformadas, muros protegidos, Investimentos feitos com recursos advindo das contribuições mensais de seus associados e doações espontâneas efetuadas por Associados, Diretores , Tecnológica Informática, Unimed Botucatu, Rotary Clube Norte de Botucatu, Rotary Clube Bom Ares Botucatu, Rodrigo Pires de Campos da cidade de Brasília, Lourival Angela – ONE GÁS, Vidrocor, Deposito de Tintas, Di Casa, Vidraçaria Catiguá,  aos quais agradecemos imensamente.
A ABAD vem colaborando com ações de educação para a prevenção e tratamento da patologia e vem dando continuidade a suas atividades para o enfrentamento da questão do Diabetes, como: reeducação nutricional e assistência jurídica, social e psicológica, promoção de campanhas de detecção e prevenção, etc.
No dia 17 de agosto de 2012, dia de comemoração de sua fundação, a ABAD ofereceu gratuitamente exames de Glicemia Capilar, Pressão Arterial, Índice de Massa Corporal e avaliação física, com a presença 70 participantes, foram 47 exames de Glicemia Capilar, 46 exames de Pressão Arterial, 46 exames de índice de massa corporal e 46 avaliações físicas.
Para a realização e sucesso do evento, contamos com a colaboração e profissionalismo dos Coordenadores, Professores e Alunos de Enfermagem e Nutrição da Etec Dr. Domingos Minicucci Filho ,do Professor Diego (Educador Físico)  do Srº Hélio Lopes Pereira e Maria Ap. Scapólio Giacoia.
Não podemos deixar de enfatizar a colaboração dos jornais Diário da Serra e Acontece Botucatu, as rádios Criativa FM, PRF8, Municipalista e Clube FM que divulgaram graciosamente este evento.
Para abrilhantar as comemorações foi servido um delicioso bolo diet no formato do logotipo da ABAD (conforme foto acima), suco diet e esfihas de carne, preparados pelas nossas Secretárias Leilliane e Simone com muito carinho e dedicação.
A ABAD sempre preocupada em proporcionar o bem estar aos Portadores de Diabetes.
DIABETES! SE VOCÊ SE CUIDAR, NÃO VAI COMPLICAR.
Santos de Castro
Presidente da ABAD
Receitas
Bolo chococo Diet
Massa do Bolo
Ingredientes
2 ovos
1 copo 250 ml  de leite desnatado
½  copo 125 ml de óleo de soja
1 colher de sopa rasa de margarina ligth
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de multiadoçante
1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

No liquidificador junte os ovos, o leite, o óleo e a margarina. Bata ate misturar tudo muito bem. Transfira o liquido para uma tigela grande e acrescente a farina de trigo, o adoçante e o fermento. Mexa bem.
Despeje a massa numa forma para pudim untada com margarina ligth. Leve para assar em forno moderado, preaquecido. Retire do forno e deixe esfriar.

Cobertura

2 colheres de sopa de margarina ligth
5 colheres de sopa achocolatado diet
4 colheres de sopa de leite desnatado

Modo de preparo

Junte tudo em uma panela e mexa por 10 minutos sem parar retire do fogo e passe sobre o bolo.

Esfiha de carne (zero açúcar)


Ingredientes

Fermento

2 tabletes de fermento para pão (30 g)
1 copo de leite desnatado morno (250 ml)
2 colheres das de sopa de farinha de trigo
1  colher das café de multiadoçante Lowçucar

Colocar todos os ingredientes em um recipiente mexer bem e deixar descansar por 20 minutos.

Massa

1 quilo de farinha de trigo
1 colher (chá) de sal
1 xicara das chá  de óleo.
1 copo de leite desnatado morno.

Como fazer:-

Após o fermento ter descansado por 20 minutos, acrescente o sal , o óleo, o leite, por ultimo acrescente a farinha aos pouco e vá mexendo até a massa dar consistência.

Fazer bolinhas de massa do tamanho desejado e abrir de formato de triangulo.
Rechear com a carne já temperada.
Fechar a massa formando  triangular.
Assar em formo pré-aquecido a 180 º.
Antes de estar totalmente assado retirar do forno e pincelar com gema misturada com margarina sem sal, retorne a forno até ficar dourada.

Obs:- Depois de assada cubra com um pano para que fique macia.

Recheio:

1/2 kg de carne moída sem gordura
1 cebola pequena ralada
Sal e pimenta a gosto
Cheiro verde a gosto
Caldo de um limão
Em um recipiente misture todos os ingredientes.

Obs:- Não refogue.
        - Utilize menos sal e mais temperos.



































Nenhum comentário: