quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Mulheres podem fazer mamografia grátis sem pedido médico a partir de 17 de fevereiro

Mulheres podem fazer mamografia grátis sem pedido médico a partir de 17 de fevereiro

Governo de SP lança programa Mulheres de Peito nesta quarta-feira (5)
Fabiana Grillo, do R7

Iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistasThinkstock
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o secretário de Estado de Saúde, David Uip, lançaram nesta quarta-feira (5) o programa Mulheres de Peito no Icesp (Instituto do Câncer no Estado de São Paulo), em comemoração ao Dia Nacional da Mamografia.

A iniciativa oferece mamografia gratuita e sem pedido médico no mês de aniversário de mulheres paulistas entre 50 e 69 anos. Segundo o governador, a medida começa a valer a partir do dia 17 de fevereiro. Uip explica que o objetivo é ampliar o acesso aos exames na rede pública e incentivar a detecção precoce do câncer de mama.

— Os exames serão feitos sem burocracia. Queremos oferecer acesso imediato e desburocratizado ao diagnóstico precoce do câncer de mama, uma das doenças que mais matam mulheres no País.

Neste ano serão beneficiadas as mulheres que nasceram em anos pares. A partir da segunda quinzena deste mês, as aniversariantes de janeiro e fevereiro poderão ligar e agendar o exame. No ano que vem será a vez das mulheres que nasceram em anos ímpares. Alckmin avisa que esta é a recomendação das entidades médicas.


— A recomendação é que o exame seja repetido a cada dois anos, por isso optamos por esta estratégia. Isso não quer dizer que com receita médica a mulher não possa fazer com uma frequência maior.


As mulheres que nasceram em anos ímpares, mas estão há dois aos sem fazer mamografias podem agendar o exame também em 2014. Caso seja detectada alguma alteração ou indícios de câncer, a paciente será encaminhada a atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde).


Uip e Alckmin também anteciparam que ainda este ano será lançado o programa Filho que Ama Leva o Pai ao AME focado no público masculino. Neste caso, o checkup será realizado aos sábados e domingos.

— A intenção é prevenir doenças na população mais rebelde, que são os homens.

Nenhum comentário: