segunda-feira, 13 de outubro de 2014

DIA NACIONAL DE PREVENÇÃO DA OBESIDADE ALERTA SOBRE O ALTO ÍNDICE DE BRASILEIROS ACIMA DO PESO IDEAL

Segundo o Ministério da Saúde, metade dos brasileiros está com sobrepeso. O endocrinologista Ivan Cesar Correia de Sousa afirma que a conscientização da população deve ir além de interesses estéticosEm 2015, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde. 11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção da Obesidade. A data tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da atividade física e de uma dieta adequada. No Brasil, segundo o Ministério da Saúde, cerca de metade da população está acima do peso ideal.O endocrinologista Ivan Cesar Correia de Sousa explica que são necessárias ações imediatas de prevenção à obesidade, já que o problema atingiu proporções epidêmicas no País. “A cada dia vejo mais jovens acima do peso. Caso o quadro atual não mude, a população tende a se tornar mais obesa nos próximos anos aqui no Brasil”, avalia o médico, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).
A obesidade é uma doença e os riscos à saúde são diversos, como hipertensão, diabetes, problemas respiratórios, doenças cardiovasculares, aumento da incidência de câncer entre outros. O lado emocional também apresenta reflexos, gerando ansiedade, perda da autoestima, alterações do comportamento alimentar e, em casos mais graves, depressão.
"A conscientização é o melhor caminho para a obesidade. Com informação, as pessoas se alimentam melhor, acrescentando hortaliças na dieta, e reforçam a atividade física, um dos fatores determinantes para uma vida mais saudável", diz Ivan Cesar, que acrescenta: "Beber água e ter uma boa noite de sono também são mudanças que fazem a diferença”.
Estabilização do índice de obesidade no BrasilA pesquisa Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), divulgada no início do ano pelo Ministério da Saúde, indica que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso ideal e que, destes, 17,5% são obesos. Os resultados do estudo cessam a média de crescimento de 1,3 ponto percentual ao ano que vinha sendo registrada desde a primeira edição, realizada em 2006 - quando o proporção de pessoas acima do peso era de 42,6% e de obesos era de 11,8%.
De acordo com o endocrinologista, a estabilização do índice, após oito anos, ainda não aponta para uma redução de brasileiros que estão acima do peso. “Os números apresentados são importantes para acompanhar a obesidade no Brasil, mas termos 50,8% de pessoas acima do peso ideal no Brasil, sendo 17,5% de obesos, está distante de qualquer índice aceitável”, ressalta o especialista.
Dr. Ivan Cesar Correia de Sousa
Formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), com Residência em Clínica Médica pela UFF. Possui especialização em Endocrinologia e Metabologia, Medicina Intensiva e Nutrição Parenteral e Enteral. Pós-Graduação em Neurointensivismo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.
É membro das Sociedades Brasileiras de Endocrinologia e Metabologia, de Diabetes, de Nutrição Parenteral e Enteral e da ESPEN - The European Society for Clinical Nutrition and Metabolism. Médico do Corpo Clínico do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e do Hospital da Beneficência Portuguesa, em Santos.
Fonte: www.segs.com.brhttp://www.diabetes.org.br/diabetes-na-imprensa/dia-nacional-de-prevencao-da-obesidade-alerta-sobre-o-alto-indice-de-brasileiros-acima-do-peso-ideal

Nenhum comentário: