segunda-feira, 30 de novembro de 2009

PARA QUE SERVE A ASSOCIAÇÃO DE DIABETES?

Diabetes é uma das poucas patologias cujo sucesso de tratamento e controle dependem fundamentalmente do próprio paciente e dos seus familiares.


A associação serve para:
• Dar acolhimento ao paciente e seus familiares;
• Organizar palestras e reuniões, passando informações e propiciando educação em diabetes;
• Defender o paciente na luta pelos seus direitos;
• Representar as pessoas com diabetes junto às áreas governamentais na luta por acesso a todos os medicamentos e insumos;
• Proporcionar às pessoas vivendo com Diabetes a chance de se encontrar, tomar atitudes frente à sua condição de saúde, combater o isolamento e a inércia, promover a troca de informações e experiências melhorando a qualidade de vida.


A A.B.A.D. PRECISA DE SEU APOIO E PARTICIPAÇÃO


Dicas para uma dieta sadia


* Controle a quantidade de alimentos a ser ingerida.
* Utilize alimentos ricos em fibra, tais como frutas e vegetais frescos; pão e cereais integrais; feijão e legumes; arroz integral, cevada e aveia. Todos evitam que o nível de glicose suba muito rapidamente depois de sua ingestão.
* Elimine manteiga, margarina, óleo, molhos de saladas e creme na comida ou durante o preparo da refeição.
* Evite carne com gordura, leite integral, queijo e frituras. Retire a pele da galinha, separe a gordura da carne antes de cozinhar ou comer. Tome leite semi-desnatado ou desnatado.
* Tome cuidado com o que pedir em restaurantes e lanchonetes. As comidas do gênero "fast food" geralmente têm muita gordura.
* A pressão arterial alta é comum em pessoas com diabetes. Por isso, não utilize sal nos alimentos, mesmo no seu preparo. Use temperos sem sal, como alho em pó, cebola, pimenta e ervas.
* Evite alimentos como carnes defumadas, pepinos curtidos, batatas fritas, salames. Eles contêm muito sal.
* Leia os rótulos das embalagens. Elas costumam trazer o valor nutritivo e as calorias dos alimentos, entre outras importantes informações.
* Anote o que se come. Isso ajuda ao controlar a quantidade e a qualidade dos alimentos, além de saber qual deles pode estar afetando o seu nível de glicose no sangue.

Nenhum comentário: