sábado, 13 de março de 2010

Diabetes e Stress


Stress acontece quando o nosso organismo responde a determinados estímulos que para ele representa circunstâncias ameaçadoras. Para lidar com essa situação o corpo reage e ativa a produção de hormônios como a adrenalina. Ficamos em “estado de alerta” e preparados para reagir. Em questão de segundos os hormônios são espalhados por todas as células de nosso corpo, deixando nossa respiração e os batimentos cardíacos mais rápidos, dentre outros sintomas. Logo, ficando calmo o corpo reage e volta ao seu estado normal. Mas qual a relação do diabetes com o stress?
Uma pessoa com diabetes passa por muitas mudanças na sua vida, desde o diagnóstico da doença, mudança na alimentação, prática de uma atividade física, são muitas coisas novas acontecendo, que desde então a pessoa não parava para pensar, já tinha seu estilo de vida. São muitas informações e mudanças.
Fique atento a alguns sinais como insatisfação, irritabilidade, sensação de monotonia, falhas de concentração e memória, cansaço, insônia, reclamações constantes.
A pessoa em algum momento de stress, pode observar um aumento do nível da glicemia. Fique atento!
Se divirta, saia para passear, curta a família, NAMORE, cante, dance, faça uma alimentação saudável, faça seções de Psicoterapia!
Qualidade e equilíbrio na sua vida!
Fonte: SBD – Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário: