domingo, 16 de maio de 2010

Diabetes afeta 246 milhões de pessoas no mundo

2008

Você passa horas assistindo televisão e comendo guloseimas? Tem vida sedentária e vive brigando com a balança? Se respondeu sim a uma dessas perguntas você é um forte candidato a desenvolver o diabetes.
A doença afeta cerca de 246 milhões de pessoas no planeta e está sendo lembrada nesta sexta-feira, Dia Mundial do Diabetes.
O tema da campanha de prevenção a doença é o mesmo adotado no ano passado: diabetes em crianças e adolescentes, como explica a presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Marília de Brito Gomes.
- É um dia mundial pra gente alertar a população sobre a doença. Ou seja, que nós devemos tomar medidas preventivas para evitar que ocorram novos casos de diabetes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o diabetes causa 5% de todas as mortes por ano, e 80% das pessoas que têm a doença vivem em países de baixa ou média renda. A estimativa é de que, até 2025, esse número aumente para 380 milhões de pessoas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que a ocorrência do diabetes no Brasil é de 5,2% na população acima de 18 anos, o que representa cerca de 7 milhões de pessoas.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão afirma que 40% da população está acima do peso e entre eles estão os jovens e adolescentes.
- A garotada cada vez mais está ligada na internet, na televisão e no video game e às vezes sem lugar pra brincar fica muito dentro de casa sem fazer atividade física. E Isso está criando no mundo, não só no Brasil, uma epidemia de obesidade e de diabetes.
Temporão defende que a solução para enfrentar o problema é educação e informação, mudança de padrão alimentar e prática reguçar de atividade física.


http://www.depositonaweb.com.br/754/diabetes-afeta-246-milhoes-de-pessoas-no-mundo/

Nenhum comentário: