quarta-feira, 14 de julho de 2010

A criança Diabética na Escola

Adaptando Pais e Filhos
Entre os meses de fevereiro e março, as escolas brasileiras dão início ao seu período letivo e, com ele, aumenta a ansiedade dos pais que tem filhos com diabetes freqüentando as salas de aula. A adaptação é o primeiro obstáculo da família. Afinal, qual é a melhor forma de lidar com a situação? A oscilação dos níveis de glicemia na criança que tem diabetes pode acontecer como reflexo dessa adaptação. Nesse sentido, cabe aos pais tomar a frente da situação, esclarecendo dúvidas dos profissionais da escola para que se crie um ambiente positivo e sem discriminação. O ambiente escolar favorece o desenvolvimento saudável da criança com diabetes, oferecendo-lhes as mesmas oportunidades daquelas sem a doença. Para alguém que já tem certos limites e obrigações, criar outros (como adiar a ida à escola) é mais prejudicial.

Os Primeiros Obstáculos
A preocupação-chave dos pais é se a escola tem condições de cuidar de uma criança que requer cuidado especial. Saber qual é a real infra-estrutura da escola para receber o seu filho é fundamental. O primeiro passo é comunicar à diretora e aos professores da escola que o seu filho tem diabetes. Em geral, os pais são “experts” no assunto e já chegam orientados pelo endocrinologista da criança. O médico deve enviar à escola uma receita com o esquema básico de insulinização, a necessidade de exames de glicemia capilar e a alimentação recomendada. A maior arma dos pais é a informação: Esconder não é uma boa alternativa. Deve-se lembrar que, se os profissionais da escola puderem ser orientados pelos pais a terem uma postura adequada, sem discriminação, todos encararão a situação de forma normal.

De Olho na Hipoglicemia e na Hiperglicemia
Transpiração excessiva, palidez, mal-estar, tonturas e desmaios. Esses são os principais sintomas de hipoglicemia, que podem aparecer devido a erro na medicação, atraso em se alimentar ou muito exercício físico sem monitorização. Também é necessário orientar aos profissionais da escola quanto às aulas de educação física: Antes de iniciar o exercício, é bom medir a glicemia. Se normal ou baixa, dar um copo de suco de laranja ou alguma coisa para comer, já que durante o exercício a criança pode ter uma hipoglicemia. O professor deve estar atento em relação às queixas de uma criança com diabetes. No caso de a glicemia estar elevada (hiperglicemia), o mais prudente é comunicar à família. Se houver a necessidade de aplicação de insulina na escola (o que não é comum), ou um familiar vai até a escola ou um funcionário da escola o faz. Com a glicemia alta é bom o aluno ir para casa. Se a criança faz as suas refeições na escola, é preciso avisar quanto as suas restrições, principalmente em relação aos açúcares, que devem ser substituídos por adoçante.

Dicas aos Pais em Ambiente Escolar:
1) Antes do início das aulas, converse com orientadores, professores (em especial com o professor de educação física) e merendeira da escola para dar informações sobre o diabetes e sobre os cuidados necessários para um bom controle glicêmico.

2) Uma das dicas é o uso do “Cartão do Diabetes”, que pode ser fornecido pelo endocrinologista (também está disponível no site www.diabetes.org.br).

3) É importante deixar à mão dos profissionais da escola os telefones de contato dos pais e do médico para qualquer emergência.

4) Deixar material informativo sobre o diabetes, principalmente sobre os sintomas de hipoglicemia.

5) Manter, na mochila da criança, a carteirinha do plano de saúde e o contato do médico.

6) Saber com o médico que atende a criança sobre a necessidade de tomar insulina na escola e informar-se junto à instituição se há um profissional apto a aplicá-la.

7) Descrever aos profissionais da escola o comportamento da criança durante uma crise de hipoglicemia. Ressalte que cada criança apresenta um conjunto de sinais característicos: umas ficam sonolentas, outras agitadas, ou podem ficar pálidas e até “estranhas”.

8) Alerte também sobre as queixas da criança, que devem ser levadas a sério e não vistas como subterfúgios para sair da classe.

9) Lembrem-se que há a necessidade de as suas instruções serem as mais claras e objetivas possíveis.

10) Os pais precisam estar sempre disponíveis para esclarecer quaisquer informações.



http://www.diabetesnasescolas.org.br/



2 comentários:

Diabetes nas Escolas disse...

Olá, sou um colaborador voluntário do projeto Diabetes nas Escolas, projeto multidisciplinar com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação de Diabetes Juvenil, que envolve uma série de profissionais da área de saúde e focaliza esforços no sentido de contribuir para um melhor entendimento pela sociedade sobre o Diabetes.
O objetivo principal deste projeto é preparar o corpo docente e de funcionários da escola para atender às necessidades da criança e adolescente com diabetes nas diferentes regiões do país e para identificar possíveis novos casos de diabetes nas escolas. Desta forma esperamos estabelecer uma relação de diálogo educativo com o corpo discente o que irá minimizar situações de risco para o aluno e escola.
Convidamos a ABAD - assim como os leitores desse blog - a participar e colaborar com nosso projeto, divulgando o endereço do nosso site e também enviando sugestões e ideias para que a gente possa aprimorar cada vez mais nosso projeto.
O endereço do nosso site é www.diabetesnasescolas.org.br
Um abraço.

Diabetes nas Escolas disse...

Olá,
sou um colaborador do projeto Diabetes nas Escolas, um projeto multidisciplinar com apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes, Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação de Diabetes Juvenil e envolve profissionais das áreas de saúde, que focalizam seus esforços no sentido de contribuir para um melhor entendimento pela sociedade sobre o Diabetes no ambiente escolar.
O objetivo principal deste projeto é preparar o corpo docente e de funcionários da escola para atender às necessidades da criança e adolescente com diabetes nas diferentes regiões do país e para identificar possíveis novos casos de diabetes nas escolas. Desta forma esperamos estabelecer uma relação de diálogo educativo com o corpo discente o que irá minimizar situações de risco para o aluno e escola.
Convidamos a ABAD - e os leitores do seu blog - a participar divulgando o endereço do nosso site enviando ideias e sugestões para que a gente possa aprimorar nossos esforços.
O endereço do nosso site é www.diabetesnasescolas.org.br
Um abraço.