Para conseguir um bom controle da glicemia é preciso que o paciente, o médico e todos os profissionais envolvidos no tratamento trabalhem em conjunto. A medicação, a dieta e os exercícios físicos são importantes neste controle.
A verificação do controle do diabetes é muito importante. Uma delas, a principal, é a monitorização da glicemia no sangue.
MONITORIZAÇÃO DA GLICEMIA NO SANGUE
Esta é a principal forma de checar o controle do diabetes. É possível saber o valor da glicemia a qualquer momento. É muito importante registrar os valores e mostrá-los ao médico nas consultas, assim ele terá uma boa ideia da resposta ao tratamento e poderá fazer mudanças, caso seja necessário.
QUEM DEVE FAZER A MONITORIZAÇÃO DA GLICEMIA?
Todos os pacientes diabéticos terão benefícios com a monitorização da glicemia, mas em alguns casos isso será ainda mais importante. Veja as situações nas quais a monitorização da glicemia deve ser sempre realizada:
- Paciente em uso de comprimidos para diabetes ou insulina.
- Pacientes em tratamento intensivo com insulina
- Gestantes diabéticas
- Diabetes de difícil controle
- Pacientes que têm hipoglicemias
COMO FAZER A MONITORIZAÇÃO DA GLICEMIA?
O paciente pica o dedo com uma agulha especial, chamada lanceta, e colhe uma gota de sangue que será colocada na fita apropriada para o aparelho de medição, conhecido como glicosímetro.
A lanceta pode ser utilizada junto com um lancetador, que facilita o procedimento e o torna menos doloroso.
Antes de usar a lanceta, deve-se lavar as mãos com água e sabão. O melhor local para fazer a colheita é na lateral dos dedos, evitando a polpa digital.
O glicosímetro é o aparelho utilizado para “ler” a glicemia do sangue colocado na fita. O valor da glicemia aparece no mostrador digital do glicosímetro.
A maior parte dos glicosímetros disponíveis no mercado permite armazenar o valor de várias glicemias e até fazer um download dos resultados no computador.
Os resultados obtidos com os glicosímetros geralmente são precisos. A maior parte dos erros acontece devido a procedimentos incorretos, tais como:
- Limpeza inadequada do aparelho.
- Utilizar o glicosímetro ou a fita em temperaturas diferentes da temperatura ambiente.
- Fitas fora do período de validade.
- Glicômetro não calibrado para a caixa de fitas em uso.
- Uma gota de sangue muito pequena
É recomendável fazer um “treino” antes de começar a utilizar o glicosímetro e as fitas. Um educador em diabetes pode ajudar o paciente a fazer este treino.
QUAL É A IMPORTÂNCIA DOS RESULTADOS DAS GLICEMIAS?
A análise dos resultados das glicemias mostrará se o tratamento está sendo eficaz e também dará uma ideia de como a alimentação, o exercício e o estresse afetam os resultados.
Um bom controle levará algum tempo. Os resultados não são um julgamento pessoal de sucesso. Maus resultados indicam que algumas mudanças devem ser feitas no tratamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário