terça-feira, 12 de novembro de 2013

Você costuma ler os rótulos dos alimentos?




Para a sua segurança, ao comprar e consumir um produto, é essencial observar as informações descritas no rótulo do mesmo. O rótulo é a identidade de um produto. Os rótulos dos alimentos são ricos em informações, extremamente úteis. Além da função publicitária, o rótulo deve veicular informações que ajudem o consumidor a fazer uma escolha correta, atendendo às suas necessidades.
A seguir, temos os principais pontos que devem ser observados nos rótulos dos produtos:
  
Identificação do produto

Hoje, no mercado temos uma variedade grande de produtos bem semelhantes, onde muitas vezes, as diferenças entre eles estão somente na mudança do sabor, como, por exemplo, as embalagens de produtos congelados. Por isso, verifique se está comprando realmente, o produto desejado.


Fabricante, Origem e Registros 

É importante saber de onde vem o produto, se sua produção é estrangeira, nacional, regional ou estadual. Caso seja importado, é obrigatório que o produto tenha todas as informações do rótulo em português, etiquetadas no produto. 
Através dos registros, você pode saber se o produto tem permissão dos órgãos oficiais competentes, de acordo com a origem do produto, para ser comercializado.

Pesos (liquido/bruto/drenado)

É útil para você comprar a quantidade que vai precisar. Também poderá saber quanto de nutrientes têm na porção que você vai comer, comparando com as informações nutricionais. Deve estar expresso em gramas, quilos, litros ou mililitros.
  
Modo de preparo e Conservação

É importante observar o local e a temperatura de conservação, se o produto necessita de descongelamento ou aquecimento, se é necessário o acréscimo de algum ingrediente para o preparo e consumo, o tempo máximo que este alimento pode ser guardado após aberto, etc. Estas informações devem estar sempre claras e visíveis. 
Seguindo estes passos, você utiliza melhor o produto e evita desperdícios e contaminação.

Ingredientes e aditivos 

Nas embalagens, você pode encontrar os ingredientes que foram utilizados para fabricar este produto. A ordem em que aparecem é sempre do que está em maior quantidade para o que está em menor quantidade no produto.
Os aditivos são ingredientes naturais ou artificiais, que podem ter valor nutritivo ou não. Esses podem ser adicionados aos alimentos com a finalidade de: melhorar sua aparência, sabor, textura, cor e aroma, além de evitar o endurecimento, controlar a acidez e aumentar o tempo de armazenamento. 

Alertas: Contém e não contém 

No caso de alimentos que possuem em sua composição trigo, aveia, cevada, centeio e derivados, o rótulo deve conter a advertência “Contém Glúten”. Caso contrário, “Não contém Glúten”. E "Contém fenilalanina" quando houver adição de aspartame à fórmula, por exemplo. Esses componentes não podem ser consumidos por pessoas que tenham Doença Celíaca e Fenilcetonúria, respectivamente.

Informações Nutricionais

A Informação Nutricional é toda descrição destinada a informar ao consumidor sobre as propriedades nutricionais de um alimento. Ajudam a comparar os nutrientes dos produtos, e facilitam a escolha do que consumir, de acordo com a necessidade. Por exemplo: produtos com menos açúcar, com menos sódio, com menos gordura, com menos calorias, etc. Em março de 2001, ficou estabelecido pela Resolução RDC nº 39 e nº 40 (já revogadas pela RDC nº 360/2003), que todos os alimentos e bebidas embalados devem apresentar Informação Nutricional. Os fabricantes devem informar os valores de calorias, carboidratos, proteínas, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, fibra alimentar e sódio.

Os rótulos têm que apresentar as Informações Nutricionais em medidas usualmente utilizadas, mostrando a quantidade de nutrientes que há por porção de alimento, e o quanto contribui para o total de nutrientes que precisamos ingerir por dia, ou seja, o Percentual de Valor Diário - %VD.

Importante, a informação nutricional será expressa como “zero” ou “0” ou “não contém” para valor energético e ou nutrientes quando o alimento contiver quantidades menores ou iguais as estabelecidas como “não significativas” de acordo com a Tabela seguinte:

Valor energético / nutrientes
Quantidades não significativas por porção (expressa em g ou ml)
Valor energético
Menor ou igual a 4 kcal
Menor que 17 kJ
Carboidratos
Menor ou igual a 0,5 g
Proteínas
Menor ou igual a 0,5 g
Gorduras totais (*)
Menor ou igual a 0,5 g
Gorduras saturadas
Menor ou igual a 0,2 g
Gorduras trans
Menor ou igual a 0,2 g
Fibra alimentar
Menor ou igual a 0,5 g
Sódio
Menor ou igual a 5 mg
(*) Será declarado como “zero”, “0” ou “não contém” quando a quantidade de gorduras totais, gorduras saturadas e gorduras trans atendam a condição de quantidades não significativas e nenhum outro tipo de gordura seja declarado com quantidades superiores a zero.




Lote/Data de fabricação

Tenha sempre o número do lote e ou a data de fabricação, caso queira fazer alguma reclamação ao fabricante. Esses dados são utilizados como controle para o fabricante. Através dele, pode-se saber exatamente onde o produto foi vendido, e caso haja uma ocorrência, a empresa poderá suspender a venda de todo o lote produzido, se necessário.

Prazo de validade

É essencial respeitar o prazo de validade, a fim de consumir um produto seguro e íntegro. Diversos microorganismos estão normalmente nos alimentos, mas em quantidades que, se forem consumidos, não farão mal à saúde.

 A atitude de observar todos estes itens é extremamente relevante tanto para a sua saúde, quanto para a de sua família. Portanto, quando for às compras, lembre-se que tudo começa no supermercado e acaba no nosso prato. Fique sempre atento às embalagens e rótulos de alimentos.


Nenhum comentário: