sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Aleitamento materno protege contra o desenvolvimento do Diabetes tipo 1



Dra. Marlene Merino Alvarez
Nutricionista do Departamento de Nutrição da SBD e da
Universidade Federal Fluminense.
O aumento dos casos de Diabetes tipo 1 (DM1) em crianças e adolescentes faz surgir diversas investigações com as  mais diversas hipóteses sobre o seu fator causal. O desenvolvimento do diabetes tipo 1 é caracterizada pela destruição autoimune das células betas do pâncreas, as quais produzem insulina. São conhecidos na literatura pelo menos 5 tipos de anticorpos associados ao diabetes tipo 1 na adolescência. Contudo também são citados alguns fatores externos que contribuem para o desenvolvimento da doença que incluem nutrição, infecções virais, peso de nascimento, idade materna, crescimento infantil acelerado, estresse e fatores socioeconômicos.
Estudos têm demonstrado que a exposição dietética ao leite de vaca precocemente pode aumentar o risco de autoimunidade de células betas e DM1, enquanto que o efeito positivo da amamentação tem sido associado ao fortalecimento do sistema imunológico da criança. Nesse sentido foi realizada recentemente uma revisão sistemática para avaliar a existência de evidências sobre a associação entre amamentação ou o consumo de leite de vaca ou fórmula láctea durante o início da infância, com o desenvolvimento de DM1 posteriormente na infância e adolescência.
Foi encontrado um total de 161 estudos, os quais sofreram diversos filtros resultando em uma amostra final de 28 estudos. Os resultados desta revisão sistemática indicaram que a curta duração e/ou a falta de aleitamento materno podem constituir como um fator de risco para o desenvolvimento de DM1 mais tarde.
O papel protetor do leite materno pode ser atribuído principalmente pela sua composição, particularmente pelas substâncias antimicrobianas, tais como lactoferrina, lisozima e IgA secretória. A lactoferrina é uma proteína que protege contra uma ampla gama de microrganismos que requerem ferro para seu crescimento. A lisozima é uma enzima que tem a capacidade de proteger o corpo humano ligando-se a microorganismos e causando destruição celular, além disso, a imunoglobulina A secretória fornece proteção contra várias bactérias (Escherichia coli, Vibrio cholerae, Streptococcus pneumonia e, Clostridium difficile, Salmonella) e contra numerosos  vírus. Ademais o leite materno oferece diversos mecanismos que protegem contra a imaturidade do sistema imune da criança.
Os resultados dessa revisão sistemática reforçam a importância do incentivo ao aleitamento materno exclusivo até o sexto mês e de sua manutenção até dois anos de idade, associado à alimentação complementar. No Brasil, os dados estatísticos ainda são alarmantes quanto a introdução precoce de alimentos (ex: leite de vaca e fórmulas infantis) e da cobertura de aleitamento materno exclusivo, o qual atinge somente 41% das crianças com menos de seis meses, fato este, que poderia estar contribuindo para a instalação de diversas condições desfavoráveis a saúde da criança.

3 comentários:

Ana Luisa disse...

O meu filho mamou até 3 anos e agora com 7 anos teve Dm1 tipo 1 , e na familía ninguém tem ..

Ana Luisa disse...

O meu filho teve Dm1 agora com 7 anos e mamou até os 3 anos ]

Ana Luisa disse...

O meu filho teve Dm1 agora com 7 anos e mamou até os 3 anos ]