segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Aumento do índice de volume do átrio esquerdo, a mortalidade prevista CV no diabetes tipo 2

Aumento do índice de volume do átrio esquerdo, a mortalidade prevista CV no diabetes tipo 2

  • 30 de dezembro de 2013
Aumento do índice de volume atrial esquerdo foi um preditor independente e adicional de morbidade e mortalidade cardiovascular em pacientes com diabetes tipo 2, sem história de doença cardiovascular, de acordo com dados publicados no Journal of the American College of Cardiology .
Os pesquisadores examinaram 305 pacientes com diabetes tipo 2 , sem DCV conhecidos. Eles foram divididos de acordo com IVAE ≥ 32 ml / m 2 , o período de acompanhamento médio para a ocorrência de eventos cardíacos maiores e morte foi de 5,6 anos, de acordo com dados.Devido à persistência do valor prognóstico do índice do volume do átrio esquerdo (IVAE), Mikael K. Poulsen, MD, PhD, do departamento de cardiologia do Hospital Universitário de Odense, na Dinamarca, e seus colegas escreveram que ele poderia ser uma ferramenta simples, mas importante na estratificação de risco de pacientes com diabetes tipo 2.
Os pesquisadores relataram IVAE ≥ 32 mL / m 2 em 105 pacientes (34%).Durante o acompanhamento, 60 pacientes (20%) demonstrou o endpoint composto. Destes, 28 (9%) morreram, os pesquisadores escreveram.
Além disso, aqueles com IVAE ≥ 32 mL / m 2 apresentaram uma taxa significativamente maior evento cardíaco ( P <0,001) e de mortalidade ( P = 0,002).
Só IVAE ≥ 32 mL / m 2 foi um preditor do desfecho composto (HR = 1,82, 95% CI, 1,08-3,07) após ajuste para idade e hipertensão .
"Embora o presente estudo não oferece uma visão sobre o mecanismo causando [left atrial] sobrecarga de pressão, parece plausível que existe uma ligação entre a diabetes tipo 2 e disfunção diastólica ao invés de assumir que esta é uma associação coincidência ", escreveu pesquisadores.
Divulgação: Este estudo foi financiado pelo Danish Academy Cardiovascular Research, o Diabetes Association dinamarquês, e da Fundação dinamarquês Coração. Beck-Nielsen recebeu uma bolsa de pesquisa da Novo Nordisk. Todos os outros não relatam divulgações financeiras relevantes. 

Nenhum comentário: