terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Os beneficios do Alface

Os beneficios do Alface

A alface é uma das verduras mais populares na mesa dos brasileiros, mas poucos sabem de seus benefícios.

Ela é perfeita para emagrecer, mas ao mesmo tempo fica deliciosa na salada, de modo que incorporá-la na dieta é quase uma obrigação.
É rica em betacaroteno, pectina, fibra, lactucina e uma grande variedade de vitaminas como, A, E, C, B1, B2 e B3. Também possui cálcio, magnésio, potássio e sódio.
A alface caracteriza-se por ser especialmente útil numa dieta de emagrecimento, dado que contêm uma boa fonte de fibra laxante, que aumenta a sensação de saciedade. A alface é também uma boa fonte de vitamina K, essencial na coagulação sanguínea. A fibra mais abundante na alface é a celulose, que não conseguimos digerir mas que tem a excelente propriedade de diminuir o nosso contacto com eventuais carcinogénios pois acelera o esvaziamento intestinal e diminui a pressão no seu interior.
A alface também tem um poder calmante, alivia as tensões e é indicada para quem sofre de insônia, pois também age como sedativo. Além de ser um excelente cicatrizante e desintoxicante, as singelas folhinhas verdes também são importantíssimas para quem sofre de intestino preguiçoso, pois contém considerável quantidade de fibras. Também é indicada no tratamento de vertigens, perturbações gerais do sistema nervoso, hipocondria, falta de tranquilidade e contusões.

Outros benefícios da alface:
  • Como é um vegetal que se come cru, não sofre o processo de cozimento que lhe tiraria propriedades.
  • Contém uma boa quantidade de ferro, o que ajuda a combater a anemia.
  • Recomenda-se consumi-la também quando se sofre de estados gripe os resfriados, já que fortalece as vias respiratórias.
  • Tem propriedades analgésicas e acalma dores musculares.
  • Tem antioxidantes o que contribui a diminuir o envelhecimento celular, melhora os níveis de colesterol e ajuda à circulação.
  • É ideal para as pessoas diabéticas já que regula os níveis de açúcar no sangue.
  • Além de ter propriedades digestivas, combate problemas de flatulências, já que atua como um agente antinflamatório muito efetivo em casos de inflamação abdominal.
  • É de grande ajuda em casos de retenção de líquidos e cálculos renais.
Na estética, máscaras e compressas de alface reduzem o inchaço e a irritação da área dos olhos e servem como calmante e purificante da pele. Para purificar e acalmar a pele, basta picar a alface, adicionar algumas gotas de azeite de oliva , duas colheres de sopa de iogurte. Usar como máscara facial, que deve ser espalhada sobre uma gaze (não espalhada diretamente sobre o rosto), e então colocar no rosto por um período de 30 minutos.
Para irritação nos olhos, basta amassar as folhas de alface até virar uma papa, e usar como compressa. O chá das folhas da alface fervidas funcionam tanto como calmante quanto regulador do intestino.
A alface é econômica  e fácil de combinar para fazer pratos com poucas calorias. De modo que pode incorporá-la a sua dieta para a hora do jantar, quando devemos consumir menos calorias. O chá das folhas da alface fervidas funcionam como calmante como regulador do intestino.

Grande parte do valor nutritivo das hortaliças pode se perder se o preparo for incorreto. Além disso, é fundamental uma boa higiene dos alimentos, principalmente se forem consumidos crus. Por isso, siga as dicas:
  • Lave bem as hortaliças inteiras em água corrente com uma escovinha. As verduras folhosas devem ser lavadas uma a uma.
  • Deixe as hortaliças de molho por 30 minutos em água com solução para higiene de vegetais (encontrada em supermercados). Recomenda-se uma colher (de sopa) desta solução para um litro de água. Na falta da solução higiênica, pode-se também usar vinagre, mas a eficiência é menor.
  • Depois é só secar bem as folhas e os legumes e guardar na parte inferior da geladeira em sacos ou potes plásticos fechados. A validade depende de cada vegetal, mas em geral, pode-se guardar folhas por até uma semana.
Viva a alface!

http://www.saude.pdw.com.br/2011/04/os-beneficios-do-alface.html

Nenhum comentário: