sábado, 4 de janeiro de 2014

Como diminuir os riscos de diabetes tipo 1 em bebês?

Como diminuir os riscos de diabetes tipo 1 em bebês?


O momento no qual as mamães começam a dar alimentos sólidos aos filhos é determinante nas chances de diabetes tipo 1 das crianças.
Bebê alimento sólido diabetes
Qual a idade certa para começar a dar comida sólida para bebês? Muitos médicos e pediatras responderiam que é a partir dos seis meses de idade. Uma nova pesquisa, porém, indica que esta não é a melhor resposta – e, mais do que isto, o estudo revela que errar a época certa de introduzir alimentos sólidos na dieta pode até triplicar as chances da criança desenvolver diabetes tipo 1.
A pesquisa foi realizada por cientistas da Universidade de Denver, nos EUA. Eles acompanharam mais de 1800 bebês com alta probabilidade de desenvolver diabetes tipo 1 – isto é, estes bebês tinham parentes próximos que eram diabéticos tipo 1 e/ou possuíam alterações genéticas que os predispunham à doença.
Vale lembrar: o diabetes tipo 1 acontece quando o sistema imune passa a atacar, erroneamente, as células produtoras de insulina do próprio organismo. Com isto, menos insulina é gerada e a quantidade de glicose no sangue aumenta, causando o diabetes. Este “auto-ataque” do sistema imune costuma acontecer já na infância, por isso o diabetes tipo 1 era até pouco tempo atrás conhecido como “diabetes juvenil”.
O trabalho científico concluiu que dar comidas sólidas aos filhos antes dos quatro meses duplicam as chances da criança desenvolver diabetes tipo 1. Outra conclusão foi que, se os alimentos sólidos forem dados após os seis meses, as chances de diabetes triplicam.
Considerou-se, na pesquisa, “alimento sólido” qualquer comida que não seja o leite materno (ou leite artificial), como por exemplo papinhas, purês e cereais.

A LIÇÃO A SER TOMADA
A doutora Jill Norris, uma das cientistas envolvidas no trabalho, disse em entrevista que, em termos básicos, sua pesquisa sugere que mães “não dêem comidas sólidas antes dos quatro meses de idade e, quando o bebê estiver pronto, [elas] devem introduzir os alimentos sólidos preferencialmente antes dos seis meses e enquanto ainda estiverem amamentando”.
bebê comendo comida sólida diabetes
EXPLICAÇÕES

Segundo Jill, um possível motivo pelo qual dar comidas sólidas antes dos quatro meses pode levar ao diabetes é que o sistema imune da criança ainda está muito imaturo nesta fase, e “erros” – como atacar as células-beta, produtoras de insulina – se tornariam mais comuns. Quanto às chances de diabetes triplicarem após os seis meses, a pesquisadora acredita que a falta de leite materno (além dos alimentos sólidos) na dieta do bebê pode ser uma das causas de problemas no sistema imune.

UMA NOTA DE CAUTELA
A pesquisa, como mencionado acima, foi realizada apenas com bebês que possuíam chances mais altas que o comum de desenvolver diabetes tipo 1. Por isso, as conclusões não necessariamente se aplicam à população no geral. Ainda assim, os resultados corroboram os dados de diversos outros estudos que concluíram que a janela de 4-6 meses é o período ideal para começar a alimentar bebês com alimentos sólidos.

Nenhum comentário: