Está precisando movimentar seu corpo? Cansou de ser sedentário, precisa perder peso mas não sabe por onde começar? Salvo por restrições médicas, uma caminhada pode ser um método eficiente, simples e seguro para obter resultados como fortalecimento muscular e perda de peso. Aliado a hábitos saudáveis e boa alimentação, é tiro e queda.
Mas por onde começar? Como distribuir os níveis e intensidades na semana para darmos o estímulo e nos recuperarmos adequadamente antes de um próximo treino? Neste artigo colocarei uma programação de quatro semanas, apenas intercalando com caminhadas fortes, moderadas e leves.
Uma coisa importante para otimizar o gasto calórico é a postura durante o exercício. Pensem que quanto mais músculos envolvemos no treino, maior o gasto para fornecer energia ao corpo. Portanto, o abdômen deve manter-se contraído 100% do tempo. Além do motivo já citado, ele é o centro do corpo, e com ele desalinhado, muitas lesões podem ocorrer. Sustentar os braços numa posição de no máximo 90º durante a caminhada fará com que sejam solicitados músculos dos membros superiores, como peitorais, ombros e braços. Dito isso, vamos à estrutura do treino. A ideia são três treinos principais na semana, com estímulos diferenciados. Nos outros dias da semana é válida uma caminhada ou outra atividade leve, mas isso vai depender da vontade e da recuperação de cada um. As intensidades podem ser avaliadas de diferentes maneiras; como esse é um treino genérico, vou me basear em sensação de esforço.
Bons treinos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário