terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Sete passos para um bom controle do Diabetes


Sete passos para um bom controle
Manter o diabetes bem controlado e evitar o surgimento de retinopatia, nefropatia, pé diabético e outras consequências da glicemia sem controle requer,basicamente apenas alguns cuidados. Siga nossas dicas:
  1. Reduza o peso – Se você está acima do peso, fale com seu médico e estabeleça um programa alimentar para perder alguns quilos. Emagreça devagar para não ter de fazer grandes sacrifícios.
  2. Durma bem – Estudos mostram que dormir pouco faz engordar. Além disso, pouco sono aumenta o estresse, que afeta a glicemia.
  3. Seja ativo – Escolha uma atividade que você gosta e dedique algum tempo do seu dia a ela. Faça disso uma rotina. Com o tempo, você vai sentir que o exercício torna mais fácil o controle do diabetes.
  4. Meça a glicemia – Seguindo a periodicidade indicada por seu médico, faça os testes de ponta de dedo. Eles vão mostrar se você está no caminho certo ou se tem de modificar algum hábito.
  5. Sem estresse – Anote as situações que lhe causam estresse e procure modificá-las. Se isso não for possível, procure fazer coisas que lhe agradam para reduzir a sensação.
  6. Dispense o sal – Em excesso, ele contribui com quadros de hipertensão e interfere no bom funcionamento dos rins. Tempere sua comida com ervas. São mais saudáveis e não influenciam a glicemia.
  7. Coma carboidratos – Ter diabetes não leva à necessidade de eliminar carboidratos. Você precisa deles para ter energia. O segredo é escolher os saudáveis, que vêm das frutas, legumes, farinhas e arroz integrais.
Seguir essas dicas simples torna mais fácil o controle do diabetes. E, você sabe, glicemia bem cuidada diminui o risco de doenças cardíacas e de todas as complicações causadas pelo descontrole.
Fonte-starbem

Nenhum comentário: