QUEM TEM DIABETES PODE COMER CHOCOLATE?
Eis aí uma grande tristeza que passa pela cabeça de quem acabou de receber o diagnóstico de diabetes: dar adeus ao amado chocolate! Um dos doces mais queridos dos brasileiros é também visto como um vilão da balança e do controle da glicemia. Mas afinal de contas, um diabético pode ou não pode comer chocolates?
O problema do chocolate é que ele é um alimento, no geral, riquíssimo em gorduras, açúcares e calorias – ou seja, é rico em todas as coisas que diabéticos precisam controlar. Por exemplo, uns poucos quadradinhos de chocolate ao leite (25g) possuem o equivalente a 20% da quantidade diária recomendada de gorduras saturadas, 15g de carboidratos e 130 kcal. Sabendo que dificilmente alguém se contentará com apenas 25g de chocolate, o estrago à saúde pode ser bem grande.
Porém, assim como tudo na vida – e no diabetes! -, o segredo é o equilíbrio. Se o diabético controlar direitinho sua glicemia e levar em consideração os valores nutricionais do chocolate a fim de corrigir a glicemia depois, ele pode, sim, comer o doce. Porém, seria bobagem escolher um chocolate repleto de açúcares e gorduras e, então, poder comer só um pouquinho dele. Existem opções mais saudáveis de tipos de chocolates para diabéticos, que listamos abaixo.
Vale notar que ingerir chocolate é uma dica válida para diabéticos com peso normal antes de praticar exercícios físicos, devido ao alto valor de energia contida no alimento.
http://www.diabeticool.com/diabetes-e-chocolate/
http://www.diabeticool.com/diabetes-e-chocolate/
Nenhum comentário:
Postar um comentário