sábado, 27 de fevereiro de 2010

Páscoa, chocolate e etc.

Páscoa em hebraico, pessach, significa a passagem da escravidão para a liberdade. No cristianismo se comemora a passagem de Cristo da morte para a vida, considerada a festa da libertação.
Para os judeus o significado da Páscoa é de comemorar a libertação dos hebreus da escravidão no Egito durante o reinado do faraó Ramsés II.
A tradição de se oferecer ovos vem da China em que os ovos eram dados de presente na festa do início da estação da primavera, essa festa era para o renascimento da terra.
O coelho, outro símbolo da páscoa era utilizado nos festivais de primavera, pois representa a fertilidade. Muitos costumes ligados ao período pascal originaram-se dos festivais pagãos da primavera.
O chocolate se origina do cacau e, cacau significa néctar dos deuses, considerado sagrado, com imenso valor pelos maias e astecas. Os Maias usavam os grãos como moeda.
Há mais de 3 mil anos os Maias e os Astecas misturavam sementes torradas e moídas do cacau em água quente ou vinho e temperavam a bebida com baunilha, pimenta e outras especiarias.
Os espanhóis por acharem a bebida indígena por demais amarga substituíram a pimenta pelo açúcar.
De simbolismo em simbolismo, é no século vinte que os bombons e ovos de páscoa de chocolate são criados.
O chocolate possui 380 substâncias químicas, entre elas os flavonóides, entretanto estudos demonstram que a quantidade de flavonóides para produzir benefícios ao coração não é suficiente.
Ingredientes como a gordura que é acrescentada tornam o produto bem calórico mesmo na versão diet, a diferença está em torno de 100 calorias para menos no chocolate diet(por cada 250g de chocolate) isso torna inadequado o consumo para diabéticos tipo 2 com excesso de peso, a versão light com menos calorias ainda não foi inventada.
Como é costume comermos ovos de chocolate e a pessoa diabética deseja participar da festa a atenção deverá ficar na quantidade de carboidratos do produto escolhido, 100g de chocolate ao leite diet tem em torno de 43g de carboidratos; seja na forma de ovos ou de barra de chocolate e


Feliz Páscoa,
Felices Pascuas,
Glad Păsk,
Happy Easter,
Glaedelig Păske,
Vrolijk Pasen,
Chag Sameach.

3 comentários:

Unknown disse...

Obrigado por esta blog

Unknown disse...

gostaria de participar como seguidor

Anônimo disse...

otimo esse blog