domingo, 11 de abril de 2010

Diabetes

Diabetes é um grupo de doenças metabólicas caracterizadas por hiperglicemia (aumento dos níveis de glicose no sangue), resultado de deficiências na secreção de insulina, em sua ação ou em ambos. Trata-se de uma doença complexa, na qual coexiste um transtorno global do metabolismo dos carboidratos, lipídios e proteínas.

Diabetes mellitus é atualmente uma doença crônica, sem cura, e sua ênfase médica deve ser necessariamente em evitar/administrar problemas possivelmente relacionados à diabetes, a longo ou curto prazo. É extremamente importante a educação do paciente, o acompanhamento de sua dieta, exercícios físicos, monitoração própria de seus níveis de glicose, com o objetivo de manter os níveis de glicose a longo e curto prazo adequados.

Um controle cuidadoso é necessário para reduzir os riscos das complicações a longo prazo. Isso pode ser alcançado com uma combinação de dietas, exercícios e perda de peso (tipo 2), várias drogas diabéticas orais (tipo 2 somente) e o uso de insulina (tipo 1 e tipo 2 que não esteja respondendo à medicação oral). Além disso, devido aos altos riscos associados de doença cardiovascular, devem ser feitas modificações no estilo de vida de modo a controlar a pressão arterial e o colesterol, se exercitando mais, fumando menos e consumindo alimentos apropriados para diabéticos, e se necessário, tomando medicamentos para reduzir a pressão.

Juntamente com as medicações e a atividade física, a dieta é importante para o controle da glicemia. Um dos métodos nutricionais utilizados é a contagem de carboidratos, onde se contabiliza os gramas dos carboidratos consumidos nas refeições e lanches durante um dia, sendo que cada grama de carboidrato gera 4 kcal.

Os carboidratos mais conhecidos são:

pães
leite
frutas
vegetais
cereais
tubérculos (mandioca, batata)
http://www.hc.fmb.unesp.br/nutricao/diabetes.php

Nenhum comentário: