quarta-feira, 14 de abril de 2010

Estudo: Pâncreas artificial efetivo e seguro

Fonte: American Diabetes Association
Publicado em: 24/06/2002)
Por: Reuters Health
Tradução: Dra. Claudia Pieper

São Francisco – Um pâncreas artificial desenhado para distribuir a insulina foi dado como seguro e efetivo num estudo preliminar realizado com dez pacientes. O pâncreas é a chave do controle da glicemia nos pacientes diabéticos e com seu perfeito funcionamento é desnecessária a aplicação de injeções de insulina para controlar a doença.

O dispositivo libera insulina na circulação sanguínea quando o sensor detecta aumento nos níveis da glicose no sangue. controle.

Dr. Eric Renard, do Hospital Lapeuronie, em Montpelier (França), trabalhou com pesquisadores da Medtronic MiniMed, de Northridge, (Califórnia), e testaram um sistema de longa duração em pacientes diabéticos tipo 1 com estabilidade relativa do diabetes.

O dispositivo é um reservatório de insulina implantado no tecido ligante da cavidade abdominal e conectado a um sensor implantado na veia jugular. O reservatório necessita de reposição de insulina mensalmente. Quando o sensor detecta um aumento na glicose sanguínea, o reservatório libera a quantidade de insulina necessária.

Dr. Renard relatou que os níveis de glicose foram controlados em mais de 60% do tempo do grupo estudado, comparado com 25% do tempo alcançado com pacientes que usaram injeções de insulina. O sensor mostrou-se capaz de manter uma leitura nos níveis de glicose através de mais de 288 mensurações durante um período de 24 horas.

Esta pesquisa foi apresentada recentemente no Encontro Anual da Associação Americana de Diabetes, em São Francisco.

Nenhum comentário: