quarta-feira, 19 de maio de 2010

Festa Junina Saudável

Como saborear as delícias juninas sem comprometer o tratamento do Diabetes

Nessa época todos precisam ficar atentos para não passar do ponto, o portador de Diabetes, muito mais. Mas é possível desfrutar de delícias, como o pé-de-moleque, a batata doce, a canjica e a cocada, entre outras tentações e, mesmo assim, manter a linha e a glicemia em ordem.
Alguns doces típicos das festas juninas já são produzidos em composição dietética, sem açúcar, e outros, de mais simples elaboração, podem ser feitos em casa.
O portador de Diabetes, porém, deve ter sempre em mente que não basta tirar o açúcar, é preciso também reduzir a gordura do alimento. Caso contrário, o excesso de gordura acaba se transformando também em glicose no organismo e tem o efeito adicional de levar ao ganho de peso, uma vez que a gordura é mais calórica do que o carboidrato.
Mas, seja qual for o prato típico que o diabético consumir nas festas juninas – incluindo batata doce, pinhão, pipoca e outros – ele deve lembrar-se de que não pode abusar. O doce dietético pode ser consumido no lugar de uma fruta, por exemplo. Se souber que vai a uma festa junina e que corre o risco de comer além do recomendável, a pessoa pode também diminuir o pão, o arroz ou a batata nas refeições anteriores.
O ideal é que, se for inevitável sair da linha nesses dias, deve-se procurar fazer uma dieta menos calórica uns dois dias antes da festa e outro tanto depois, com menor ingestão de carboidratos e maior consumo de verduras. Outra recomendação é dedicar, nesse período ainda mais do que normalmente, algum tempo para uma caminhada ou para algum outro tipo de exercício, para queimar os excessos com maior tranquilidade.

A ABAD promoverá no mês de junho a “Segunda Semana Junina” com comidas típicas “diet”

Sugestão

Docinho de Granola

Rendimento : 30 unidades

Ingredientes
200 g de doce de leite dietético
3 xícaras (chá) de granola dietética

Preparo
Misture os ingredientes.
Deixe na geladeira por 30 minutos para firmar. Modele bolinhas e sirva em forminhas de papel.

Informações nutricionais
1 PORÇÃO = 1 UNIDADE =15 G
Calorias 53
Carboidratos 8,4g
Fibras 0,8g
Sódio 21mg

Nenhum comentário: