quinta-feira, 1 de julho de 2010

ALIMENTOS DIET & LIGHT

O que são Alimentos Diet ?

Muitas pessoas acreditam que um produto “Diet” é aquele que não contém calorias, mas isso não é verdadeiro.

Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, os alimentos “Diet” são produtos nos quais há a isenção de um nutriente da fórmula original.

Desta forma, um alimento “Diet” é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro nutriente. Por isso, um alimento Diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é alguns Chocolates “Diet” que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias do chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras.

Os “Alimentos Diet” são indicados para tratamentos de doenças de pessoas que tenham restrição de consumo de algum nutriente, como por exemplo Diabetes Melitus que exige uma alimentação restrita em açúcares. Outro exemplo são os hipertensos que não devem consumir muito sódio em sua alimentação diária. No Brasil é comum usar expressão “Diet” para alimentos isentos de “açucares” ou “carboidratos”.

Os produtos mais conhecidos são “Refrigerantes Diet” que são adoçados com edulcorantes. Estes produtos são de baixa calorias porém há produtos químicos embutidos neste como aditivos conservantes, aromatizantes e corantes.

O que são Alimentos Light ?

O termo Light, ou Lite ou Leve pode ser utilizado quando for cumprido o atributo BAIXO, por sua vez, pode, opcionalmente, ser utilizado em alimentos que tenham redução de um ou mais nutrientes em sua composição original. Segundo a Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA os produto light devem ser produzidos de forma que sua composição reduza em, no mínimo, 25% o valor calórico do valor calórico original do produto. Os nutrientes que devem ser reduzidos para uma diminuição calórica são os seguintes: açúcares, gordura saturada, gorduras totais, colesterol e sódio comparado com o produto tradicional ou similar de marcas diferentes.

Os Alimentos light são utilizados por pessoas que precisam reduzir calorias em sua alimentação geralmente para o tratamento de perda de peso. Estes produtos “Diet e Light” estão classificados como Alimentos Dietético especificos para pessoas com deficiência física ou metabólica.

È importante saber que estes alimentos Diet e Light não fazem milagres e devem ser usado com moderação.Estes porém, podem ser um grande vilão para o usuário. Na hora da compra não se engane, em achar que estes produtos não engordam. Ler o rótulo do produto pode ajudar a diferenciar uma coisa da outra, “custo X beneficios” e conseguir assim reduzir calorias sem aumentar o consumo. Fique atento e quando optar por uma alimentação Diet ou Light não exagere na quantidade para que o mesmo seja adequado para sua saúde. Antes de utiliza-los consulte seu medico e/ou um nutricionista assim não correrá o risco de um investimento alto para poucos resultados.

Atenciosamente,
Aline Nascimento de Oliveira Ribeiro
Tel: 14-9602712
Nutricionista - Especialista Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho – São Paulo-SP.
Atendimento: na ATFPMB Associação dos Funcionários da Prefeitura ; AAB - Associação Atlética Botucatuense e Consultório R Djalma Dutra,521 e Voluntária da ABAD- Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético.
Referencias Utilizadas
_Agencia Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA Alimentos para fins Especiais.
_Portaria SVS/MS 29 de 13 de janeiro de 1998.
_Proudlove, R K. Os Alimentos em debate : São Paulo. Ed.Varela,1999.

Nenhum comentário: