terça-feira, 19 de outubro de 2010

O PÉ DIABÉTICO



O cuidado com os pés é muito importante, principalmente quando se é Portador do Diabetes, já que altos níveis de açúcar no sangue podem afetar os nervos, causar problemas de circulação do sangue e perda da sensibilidade dos pés e pernas. Sintomas como sensação de formigamento e dores tipo queimar ou agulhadas, diminuição da sensibilidade e predisposição para infecção podem aparecer.

CUIDE DE SEUS PÉS

- Verifique se há sinais de bolhas, rachaduras, vermelhidão, cortes ou pele seca entre os dedos ou na planta dos pés. Caso você não consiga observar seus pés, peça ajuda de outra pessoa ou utilize um espelho.

- É necessário lavar os pés diariamente com sabão neutro e água morna e enxugá-los bem, principalmente entre os dedos. O controle da temperatura da água é muito importante e deve-se evitar temperaturas elevadas.

- Hidrate os pés com loção ou creme especialmente nas áreas mais ressecadas (exceto entre os dedos).

- Quanto aos cuidados com as unhas, evite cortá-las. O ideal é utilizar uma lixa cuidadosamente, e sempre em linha reta.

- Utilize meias de algodão preferencialmente sem costuras. O elástico não deve comprimir a região do tornozelo.

- Os sapatos devem ser inspecionados diariamente antes de calçá-los. Certifique-se que não há nada dentro que possa machucar os pés. O ideal é utilizar sempre calçados fechados que proporcionem maior segurança e nunca andar descalço.

- Em casos de calos ou verrugas, procure um especialista para tratá-los e nunca tente removê-los sem orientação.


SINAIS DE PROBLEMAS CIRCULATÓRIOS


- Dor nas pernas e nos pés, principalmente em atividades físicas.

- Dor ou sensação de cansaço nas pernas durante a noite.

- Pés inchados, de coloração azulada ou planta dos pés rachadas e ressecadas são problemas que também podem desenvolver feridas nos pés.

Fonte: ANAD.( Associação Nacional de Assistência ao Diabético)

Nenhum comentário: