terça-feira, 2 de novembro de 2010

Obesidade- Uma doença de nosso tempo

Por Dra. Bibiana Prada de Camargo Colenci

Foto Malu Ornelas
 
A obesidade é uma doença que pode ter complicações como pressão arterial alta, colesterol elevado e diabetes melli¬tus, podendo finalmente levar ao infarto ou ao derrame cerebral. As causas da obesidade são múltiplas e cabe ao endocrinologista identificá-las corretamente para efetuar o tra-tamento adequado, juntamente com o controle de suas complicações. Al¬gumas vezes, as causas da obesida¬de são doenças bem definidas como o excesso de cortisol produzido pela glândula adrenal, o hipotireoidismo e a acromegalia, entre outras. Po¬rém, mais frequentemente sua causa é a ingestão excessiva de alimentos.

Muitas vezes ouço pacientes dize¬rem que, mesmo comendo em pouca quantidade, não emagrecem. Porque isso acontece? Ora, é porque temos no código genético informações que controlam nosso gasto de energia. Algumas pessoas são “programadas” a economizar mais energia (calorias) que outras. Estas pessoas podem co¬mer pouco, mas irão criar uma re¬serva energética que chamamos de gordura. No entanto, é interessante notar que também podem engordar, e muito, aqueles indivíduos que não têm esta programação de estoque energético. Isso ocorre porque o esti¬lo da vida moderna, com os excessi¬vos compromissos, o sedentarismo, e os fast foods, obrigam-nos a inge¬rir e reservar grande quantidade de calorias. Então, se não controlamos o que comemos, e não fazemos ativi¬dade física, acabamos engordando.

Porque comemos tanto no dia-a-dia? Existem diversos motivos para comermos mais do que nosso corpo necessita. A oferta de alimen¬tos gordurosos é um deles. Vocês já notaram quantas propagandas de comida vemos nos intervalos da televisão e nos outdoors? Uma vez contei durante o intervalo de uma novela: nove chamadas de comida. Todas recheadas e gordurosas. Não é à toa que depois de um capítulo da novela corremos para “fazer uma boquinha”. Outro motivo para co¬mermos muito é a correria do dia-a-dia. Temos trabalho, casa, família, reuniões. Tudo rápido demais. Não temos tempo para sentar e ter uma refeição como faziam nossos avós. Comemos “qualquer coisinha” para estancar a fome. De preferência algo rápido como um lanche, um salgado e refrigerante, que são riquíssimos em gordura e carboidratos. Sem falar que mastigamos muito rápido e con¬sequentemente comemos mais. Após 20 minutos de uma refeição, o hormô¬nio da saciedade é liberado em nosso corpo, não importando se comemos muito ou pouco. Como ele vai ser libe¬rado de qualquer modo, se mastigar¬mos devagar, o volume de comida que ingerimos será menor aos 20 minutos. Isto pode evitar que engordemos.

O excesso de refrigerantes é outro comportamento que engorda muito. Mesmo os diet e light. Eles contêm componentes que aumentam a fome após sua ingestão. O mesmo vale para o cafezinho, que abre o apetite, ainda mais quando servido com açúcar. O açúcar diluído num líquido é absorvi¬do de forma mais rápida, não precisa sofrer digestão. Soma-se o cafezinho ao açúcar e temos uma boa fórmula para ganhar peso. Três ou quatro xíca¬ras de café por dia pode ser saudável, contanto que seja sem açúcar.

Os problemas emocionais são ou¬tra causa da obesidade. Ansiedade e depressão, ambos podem fazer com que comamos mais. Nestes casos é importante ter um acompanhamen¬to psicológico e muitas vezes tomar medicamentos bem indicados.

Falando em medicamentos, os remédios para perda de peso são úteis para aqueles pacientes que não conseguem perder peso apesar de seguirem uma dieta saudável e rea¬lizarem atividade física. Eles devem ser prescritos por um profissional especialista, que entenda seu meca¬nismo de ação farmacológica, para evitar efeitos indesejáveis.

Vale lembrar que todas essas cau¬sas podem estar associadas.

Uma avaliação detalhada pelo en¬docrinologista permitirá descobrir a causa da obesidade e encontrar a fór¬mula para você perder e manter um peso adequado para seu organismo, prevenindo o desenvolvimento de doenças como pressão alta e diabetes.

Dra. Bibiana Prada de Camargo Colenci

Endrocrinologia - CRD 93718

Especialista pela Sociedade Brasileira de

Endocrinologia e Metabologia

76

Revista Botucatu Especial

Nenhum comentário: