sábado, 20 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DA ABAD-ASSOCIAÇÃO BOTUCATUENSE DE ASSISTÊNCIA AO DIABÉTICO

(19 anos cuidando do diabetes de Botucatu)
(Coluna Semanal da ABAD - Publicação Jornal Mais Botucatu -20 a 26-08-2011)

A ABAD foi criada em 17 de agosto 1.992, por profissionais da saúde, pessoas com diabetes e seus familiares, tendo por objetivo a melhoria da qualidade de vida dos portadores da doença, capacitando e orientando sobre a questão “Diabetes”, desenvolvendo ações de prevenção e tratamento da doença.
A organização não tem finalidade lucrativa e é mantida com recursos de contribuições mensais de seus associados.
Por vários anos funcionou em espaços cedidos por terceiros. Em 2.007 adquiriu, com recursos próprios, uma casa necessitando de reformas que foram executadas com recursos do INSTITUTO EMBRAER através do PPS-2007 para o Projeto “Centro de Capacitação em Culinária para a prevenção e tratamento do Diabetes”. Com a conclusão das obras, em 2.008, mudou-se para a sede própria onde se encontra instalada.
Segundo dados oficiais, 10% da população brasileira é portadora do Diabetes, sendo que, em sua grande maioria vem acompanhada por outras complicações a saúde. Os serviços públicos existentes são insuficientes.
A ABAD vem colaborando com ações de educação para a prevenção e tratamento da patologia e vem dando continuidade a suas atividades para o enfrentamento da questão do Diabetes, como: reeducação nutricional, assistência jurídica, social e psicológica, promoção de campanhas de detecção e prevenção, oficinas culinárias de educação alimentar etc.
A ABAD para ajudar as pessoas terem uma vida melhor conta com advogados que buscam facilitar o acesso a  medicamentos mais eficazes sem custo algum . Também contamos com Advogados para questões Previdenciárias (aposentadorias, revisões etc) e com nutricionistas que orientam na alimentação.
 A ABAD participa desde 2007 da Rede TEAR que, congrega atualmente 63 organizações sociais do município de Botucatu, com atuação em todos os seguimentos, buscando firmar novos seja compromissos em torno de interesses comuns.
Santos de Castro
Presidente da ABAD

Uma receita de presente para você.

BOLO DE BRIGADEIRO DIET
(testado na cozinha da ABAD)


Ingredientes:

Massa
2 gemas
4 claras
1 xícara (chá) de água quente
½ xícara (chá) de óleo
½ xícara (chá) de adoçante dietético em pó
½ xícara (chá) de cacau em pó
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó


Recheio
2 xícaras (chá) de leite desnatado
2 colheres (sopa) de amido de milho
150g de chocolate dietético picado
½ xícara (chá) de creme de leite light


Para enfeitar:-
4 colheres (sopa) de chocolate granulado dietético


Modo de fazer:-
Massa
Bata no liquidificador as gemas, a água, o óleo, o adoçante e o cacau. Coloque em uma vasilha e misture a farinha de trigo e o fermento. Bata as claras em neve e acrescente - as delicadamente à massa.
Coloque em uma forma média untada com óleo e polvilhada com farinha de trigo. Asse em forno médio (180°c), pré – aquecido, por cerca de 30 minutos. Espere esfriar.


Recheio
Dissolva o amido no leite e leve ao fogo até engrossar. Reserve. Leve o creme de leite com o chocolate ao banho – maria até derreter bem. Retire e misture os dois cremes, batendo bem para ficar cremoso.


Montagem:- Abra o bolo ao meio e recheie. Feche, coloque a cobertura e salpique o granulado. Deixe na geladeira até servir.

Rua General Teles, 171 centro-Botucatu
Fone (14) 3815 3244
Blog:- http://diabetes-botucatu.blogspot.com/

Nenhum comentário: