domingo, 29 de abril de 2012

Portadores de diabetes não estão preparados para medir glicemia em casa, sozinhos, indica pesquisa



Portadores de diabetes não estão preparados para medir glicemia em casa, sozinhos, indica pesquisa Mariana Cristina Augusto, autora do trabalho, recebe prêmio das mãos do ministro da Saúde, Alexandre Padilha
[26-04-2012] 
Uma pesquisa desenvolvida por Mariana Cristina Augusto, aluna do Mestrado Profissional em Enfermagem, da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) constatou que apesar do acesso regular aos insumos usados na medição da glicemia, apenas 9,7% dos beneficiários diabéticos em uso de insulina sabiam como proceder em relação aos valores obtidos com automonitorização feita em domicílio. Os sujeitos da pesquisa são usuários de um programa nacional de dispensação desse tipo de insumo.
O estudo foi realizado entre os anos de 2010 e 2011. A orientação foi da professora Maria Antonieta de Barros Leite Carvalhaes, do Departamento de Enfermagem da FMB.

Esse trabalho construiu e analisou indicadores sobre a estrutura, processos e resultados do “Programa de Dispensação de Glicosímetros (aparelho usado para medição da taxa de açúcar no sangue) e Insumos para Automonitorização da Glicemia Capilar no município de Botucatu”. A iniciativa está em desenvolvimento, no Brasil, desde 2006. Foram obtidos dados mediante entrevistas com 96 profissionais (médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem) e 288 usuários do programa, além de informações coletadas em prontuários e sistemas de informação. 

A conclusão destaca que o programa não vem alcançando seu objetivo: implantar o automonitoramento da glicemia junto aos portadores de diabetes em uso de insulina em Botucatu.  A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) obteve o 2º lugar na categoria “Dissertação de Mestrado”, durante a 10ª Edição do Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS. O evento é promovido anualmente pelo Ministério da Saúde. 

A premiação ocorreu em cerimônia realizada dia 16 de abril de 2012, no Ministério da Saúde, com a presença de autoridades e da comunidade científica. Um livro contendo o resumo expandido dos trabalhos premiados foi produzido está disponível no site www.saude.gov.br/bvs.

http://fmb.unesp.br/#N,21

Nenhum comentário: