terça-feira, 12 de novembro de 2013

DIABETES TIPO 2

DIABETES TIPO 2


No diabetes tipo 2, o organismo produz insulina, mas ela não exerce a função adequada. Isso acontece por duas razões: 
 
·         As células beta do pâncreas produzem insulina, mas não o suficiente para baixar o açúcar no sangue e produzir a energia que o corpo necessita.
 
·         Em uma condição chamada de resistência à insulina, as células do corpo não funcionam corretamente, por isso não conseguem captar a insulina e manter a glicose controlada.
O diabetes tipo 2 representa de 90% a 95% dos casos da doença, e geralmente se desenvolve após os 40 anos de idade. No entanto, tanto o diabetes tipo 1 quanto o tipo 2 podem se desenvolver em qualquer idade, inclusive em crianças.
Na maioria dos casos, o tratamento do diabetes tipo 2 inclui prática regular de atividade física, dieta alimentar e uso de medicamento oral. Seguindo o tratamento corretamente, é possível manter a glicemia controlada e prevenir e/ou retardar as complicações associadas à doença. Em alguns casos, portadores de diabetes tipo 2 necessitam de medicação oral e/ou doses de insulina para controlar o açúcar no sangue.
 
Sintomas
Os sintomas do diabetes tipo 2 são semelhantes aos do tipo 1. A diferença é que, geralmente, eles se desenvolvem mais lentamente e podem passar despercebidos por meses ou anos. Check-ups regulares são importantes para a detecção precoce da doença e prevenção das complicações. Os sintomas mais comuns do diabetes tipo 2 são: 
·         Sede excessiva
 
·         Vontade frequente de urinar
 
·         Aumento da fome
 
·         Súbita visão turva
 
·         Fadiga 
 
·         Feridas que não cicatrizam
 
·         Açúcar na urina
 
·         Sensação de formigamento e alfinetadas nos pés
 
·         Pele seca
 
·         Frequentes infecções vaginais e da bexiga

Causas e fatores de risco

Sabe-se que a genética e o histórico familiar têm uma grande relação com o surgimento do diabetes tipo 2. Se um dos pais tem diabetes, a probabilidade de os filhos também desenvolverem a doença é alta. Por isso, é importante realizar o check-up anual.
Além disso, o estilo de vida também desempenha um papel especial no aparecimento da doença. O aumento do sedentarismo e dos casos de obesidade visto nos últimos anos justifica o crescimento de novos casos de diabetes tipo 2, especialmente em crianças com sobrepeso e que não praticam exercícios físicos.
Outros fatores de risco que merecem atenção: 
·         As pessoas geralmente desenvolvem o diabetes tipo 2 após os 45 anos de idade, mas nos últimos anos a média de idade de diagnóstico tem sido mais baixa. A doença também está começando a aparecer em crianças.
 
·         Mulheres que tenham desenvolvido diabetes gestacional possuem 40% de chance a mais de desenvolver diabetes tipo 2.
 
Para lidar melhor com o diabetes tipo 2, atentar às seguintes questões:
·         Quais são os efeitos colaterais da medicação?
 
·         O que fazer se esquecer de tomar os remédios?
 
·         Dieta e exercícios físicos ajudam a controlar a glicemia?
 
·         Qual é a meta glicêmica?
 
·         Quais são os sintomas da hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue)?
 
·         Quais são os sintomas da hiperglicemia (açúcar elevado no sangue)?
 
·         Quantas vezes por dia é preciso monitorar a glicemia?
 
·         O que é uma taxa glicêmica fora da normalidade?
 
·         Quando solicitar ajuda médica?

Nenhum comentário: