quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Estudo da UFTM revela novo tratamento para o diabetes tipo 2


Estudo da UFTM revela novo tratamento para o diabetes tipo 2


Resultado consiste na administração oral por meio de cápsulas.
Doses de glutamina e o óleo de palma reduz a glicemia, diz pesquisador.

Do G1 Triângulo Mineiro

Cápsulas pesquisa diabetes Uberaba (Foto: Reprodução / TV Integração)Uso das cápsulas pode reduzir a glicemia
(Foto: Reprodução / TV Integração)
Um estudo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que já dura dez anos, revelou uma nova forma de tratamento aos portadores de diabetes tipo 2. O resultado da pesquisa, que está na reta final, consiste na administração oral por meio de cápsulas de glutamina e o óleo de palma que, segundo o pesquisador, reduzem a glicemia nos pacientes. O medicamento proposto no trabalho pode dar mais qualidade de vida aos portadores da doença.
O tratamento vem sendo testado pelo médico e professor de cirurgia digestiva da UFTM, Eduardo Crema, e 11 pessoas com diabetes tipo 2 participaram do primeiro grupo de estudo. A técnica promove a ligação do estômago ao Íleo, que é a última parte do intestino delgado.
A descoberta do estudo foram cápsulas de glutamina, um potente aminoácido, e de óleo de palma, um lipídeo. A pesquisa também mostrou que a glutamina e o óleo de palma tem maior eficiência quando absorvidos após ultrapassar o estômago. Para isso as cápsulas receberam revestimentos diferentes para retardar a absorção no organismo. “Os pacientes tomaram a cápsula durante dois meses. Percebemos que eles emagreceram, perderam a massa gorda e ganharam a massa magra. O medicamento ajuda o paciente a perder o peso e controlar a diabetes”, explicou o especialista.O especialista explicou que os pacientes foram submetidos a uma cirurgia metabólica. “Existe a secreção de um hormônio, chamado GLP1, na porção do intestino chamada Ílio que secreta o GLP1. Este hormônio é responsável em atuar no pâncreas e aumentar a secreção da insulina. É um fator hormonal, não é um fator mecânico”, afirmou.
A dona de casa Margarida Ramira de Souza é uma das pacientes que testaram o medicamento após passar pela cirurgia metabólica. “Continuo com as mesmas medicações, porém, só tomo 15 unidades de insulina ao deitar. Se vier um medicamente de baixo custo sem precisar da cirurgia será maravilhoso”, concluiu.
Candidatos
Portadores de diabetes tipo 2, com idades entre 18 e 65 anos, que tenha diagnosticado a doença há menos de dois anos podem se candidatar ao novo grupo de pesquisa. Basta procurar o ambulatório Maria da Glória. Os atendimentos são às quintas-feiras pela manhã.

O tipo 2 de diabetes atinge, principalmente, pessoas com mais de 40 anos. Além do histórico familiar, a doença pode ser provocada por obesidade ou colesterol alto. Algumas das consequências são a redução da expectativa de vida, o risco de doenças cardiovasculares e renais crônicas, cegueira e impotência
.http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2013/08/estudo-da-uftm-revela-novo-tratamento-para-o-diabetes-tipo-2.html

Nenhum comentário: