terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O que fazer se a glicemia resseca a pele?



O que fazer se a glicemia ressecar a pele?


Você já notou que em algumas ocasiões sua pele fica ressecada? Atenção! Esse pode ser um sinal de que sua glicemia está alterada. Segundo o dermatologista João Carlos Lopes Simão, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), taxas elevadas de glicemia podem provocar ressecamento da pele, a chamada xerose cutânea.
Starbem – Glicemia alta pode alterar a pele? 
João Carlos Lopes Simão - A hiperglicemia provoca alterações nas características biofísicas da pele, causando espessamento de suas camadas mais superficiais, o que a torna mais áspera e rígida. Há maior perda de água da pele, o que causa o ressecamento, e, como resultado, podem surgir fissuras e rachaduras. Outra consequência é que essas rachaduras são uma porta de entrada para fungos e bactérias que podem provocar processos infecciosos.
Starbem - O que é possível fazer para prevenir?
João Carlos Lopes Simão - Para prevenir todo esse ciclo de incômodos, a primeira dica, é claro, é buscar melhor controle da glicemia, com a adoção de alimentação saudável, prática de exercícios físicos e uso dos medicamentos de forma correta, conforme receitados pelo médico.
Starbem – Devem-se tomar medidas específicas para a pele ressecada?
João Carlos Lopes Simão – Sem dúvida. É aconselhável aplicar um hidratante no máximo 15 minutos após o banho, porque nesse período ainda há água na camada superficial e o hidratante vai retê-la. Quando já houver fissuras e feridas, é necessário passar um produto específico apenas nessas regiões, para facilitar a cicatrização. Aconselho consultar um dermatologista para verificar qual é o mais adequado.
Starbem – Água quente prejudica a hidratação da pele?
João Carlos Lopes Simão - Sim. Deve-se tomar banho com a água em temperatura morna, sem uso de buchas. Banhos quentes e demorados e o uso de buchas removem o manto natural protetor da pele, favorecendo a desidratação. 
Starbem – Deve-se dar atenção especial aos pés?
João Carlos Lopes Simão – Os pés merecem cuidados específicos, principalmente na época do frio que, somado à baixa umidade do ar, aumenta a perda de água da pele para o meio ambiente. Nessa estação do ano, pode ocorrer maior ressecamento na planta dos pés com consequentes fissuras e infecções secundárias. Existem produtos específicos para essa área, que devem ser receitados pelo médico. O hidratante também deve ser passado nos pés, com atenção para não deixar o produto na região entre os dedos e evitar, assim, o surgimento de micoses. O uso de meias ajuda a manter o hidratante em contato com a pele e a umidade no local, mas elas devem ser preferencialmente de algodão ou lã, evitando-se o uso de meias feitas com fios sintéticos.

Nenhum comentário: