domingo, 16 de fevereiro de 2014

Quatro potes de iogurte por semana ajudam contra diabetes

Consumo de laticínios com pouca gordura, como queijo fresco, também é aliado

D-G
Composição. Probióticos e uma forma especial de vitamina K dos iogurtes forneceriam proteção contra o diabetes
PUBLICADO EM 11/02/14 - 04h00
LONDRES, Reino Unido. Um pote de 125 g de iogurte a cada dois dias reduz em 28% os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, segundo um estudo da Universidade de Cambridge, no Reino Unido. O alto consumo de laticínios com pouca gordura, como queijo fresco e cottage, também protege contra a doença, de acordo com estudo realizado com mais de 4.000 pessoas.

Os pesquisadores compilaram dados diários de toda a comida e bebida consumidos durante uma semana por 4.255 participantes, incluindo 753 que tinham desenvolvido diabetes tipo 2 ao longo de 11 anos. Aqueles com alto consumo de produtos fermentados com pouca gordura tiveram 24% menos probabilidade de se tornar diabéticos.
Quando o iogurte foi examinado separadamente, foi associado à redução de 28% do risco de diabetes tipo 2, com a maioria dos benefícios encontrados com o consumo de quatro potes e meio de iogurte por semana.
“Em tempos em que temos muitas evidências de que o consumo de grandes quantidades de determinados alimentos fazem mal à saúde, como açúcar e bebidas artificialmente adoçadas, é reconfortante saber que outros alimentos podem fazer bem”, disse Nita Forouhi, do Conselho de Pesquisa Médica e Epidemiologia.
Especializado. O estudo publicado na revista “Diabetologia”, da Associação Europeia do Estudo de Diabetes, não provou uma relação causal entre o consumo de iogurte e o baixo risco de diabetes, o que significa que pessoas com esse hábito alimentar podem, também, ter um estilo de vida saudável.
Mas os pesquisadores dizem que é possível que os probióticos e uma forma especial de vitamina K dos iogurtes, associados à fermentação dos laticínios, forneçam proteção contra o diabetes. Laticínios, afinal, são uma fonte rica de proteína de alta qualidade, vitaminas e minerais.

Nenhum comentário: