quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

O que é importante no rótulo dos alimentos

1) Porção: a informação nutricional é expressa por porção do alimento. O valor da porção para cada tipo de alimento deve ser estabelecido pela nova resolução da ANVISA (RDC 359/2003), que define porção como "a quantidade média do alimento que deveria ser consumida por pessoas sadias, maiores de 36 meses de idade em cada ocasião de consumo, com a finalidade de promover uma alimentação saudável".


(2) Valor Calórico: ou valor energético representa a quantidade de calorias (Kcal) do alimento. Caloria é uma unidade utilizada para expressar a quantidade de energia produzida pelo alimento no organismo.


(3) Carboidratos: são nutrientes essenciais que fornecem energia. Alguns exemplos de alimentos fontes de carboidratos são: pães, cereais e açúcares.

(4) Proteínas: são nutrientes essenciais com funções estruturais (formação de células, tecidos, etc), reguladoras e de defesa, entre outras. Alguns exemplos de alimentos fontes de proteínas são: carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas.

(5) Gorduras Totais: representa a quantidade total de gorduras (todos os tipos) do alimento.

(6) Gorduras Saturadas: esse tipo de gordura possui características que a tornam prejudicial à saúde, pois seu excesso na alimentação pode elevar o colesterol do sangue. Por isso, deve ser consumida em menor quantidade. Algumas das principais fontes são os alimentos de origem animal: carne, leite integral e derivados e ovos, etc.

(7) Colesterol: pode ser considerado um tipo de gordura. É produzido em nosso organismo, e desempenha funções importantes, porém o excesso é prejudicial. Ele está presente em alimentos de origem animal: carnes, leite e derivados e ovos, etc.

(8) Fibra Alimentar: substâncias presentes em vegetais, que não são digeridas e absorvidas pelo nosso intestino, e que desempenham muitas funções importantes no organismo, como a regulação do intestino. Não produzem energia.

(9) Cálcio: mineral muito importante, relacionado principalmente à formação de ossos e dentes. As principais fontes são leite e derivados e vegetais de folhas verde-escuras (couve, escarola, rúcula, brócolis, etc).

(10) Ferro: é um elemento muito importante para o organismo. Está ligado ao pigmento das células vermelhas do sangue e sua carência é uma das principais causas de anemia. As principais fontes são carnes vermelhas e vísceras (mais facilmente absorvido), e vegetais de folhas verde-escuras: couve, escarola, agrião, etc (menos absorvido).

(11) Sódio: envolvido com o controle de líquidos no corpo, entre outras funções. Seu excesso na alimentação pode ser prejudicial à saúde, sendo relacionado com o desenvolvimento da hipertensão (pressão alta). Principal fonte é o sal de cozinha e os alimentos industrializados em geral (conservas, enlatados, embutidos, etc).

(12) Outros Minerais: se o produto apresentar algum outro mineral (ex: potássio) este pode ser declarado.

(13) Vitaminas: se o produto apresentar ou for adicionado de vitamina(s), ela(s) pode(m) ser declarada(s).

(14) % VD: porcentagem do Valor Diário de referência. Existe um valor de ingestão diário recomendado para cada nutriente. Por exemplo: se a % VD declarada no rótulo para ferro é 16%, isso quer dizer que a porção daquele determinado produto contém cerca de 16% da quantidade que recomenda-se ingerir de ferro durante o dia. Quanto ao total de calorias, o porcentagem é baseada em uma dieta de 2500 Kcal por dia.

Nenhum comentário: