quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Preconceitos sobre alimentação DIET E LIGHT

Normalmente, todos temos um certo preconceito com as comidas diet e light, que talvez não sejam tão saborosas quanto as normais ou que terão aquele gosto de adoçante ‘inevitável’.
Para ensinar ao diabético receitas de alimentos adequados à sua dieta, pouco calóricos, isentos de açúcar e que possam tornar o horário das refeições um momento agradável é que a ABAD está investindo na COZINHA EXPERIMENTAL.
Experiências com vários tipos de adoçantes deixa, a cada dia, a alimentação dos portadores de diabetes mais adequada e saborosa.
“O segredo é experimentar adoçantes que não deixam resíduos e utilizá-los na quantidade certa”,
Outra precaução é não deixar de lado os alimentos lights, que ajudam a reduzir calorias da comida, outro fator que os portadores de diabetes devem se precaver. “Substituir os ingredientes calóricos da receita por itens mais saudáveis, trocar o óleo vegetal por margarina light, por exemplo,”,
As fibras são fundamentais para a dieta do diabético. “Incluir bastante fibras nas receitas, é muit importante para os diabéticos”,
Entre os alimentos que são recomendados para fazer parte das receitas dos portadores de diabetes estão: cebola, alho, feijão, lentilha, peixe, brócolis e outros ricos em fibras.
Dicas ::
- Escolha bem o adoçante e o use na quantidade certa;
- o aspartame não pode ser levado ao fogo;
- em pães acrescente farinha integral e fibra de trigo;
- massas básicas feitas com ricota ficam mais úmidas e macias, além de abaixar a quantidade de gordura;
- procure comparar a porção de uma receita com os valores nutricionais de um pão francês.
Há uma verdadeira confusão entre produtos diet e light, quais são recomendados para os portadores de diabetes ou quais apenas ajudam a manter uma vida saudável. A atenção a estas diferenças é fundamental.

Diet
Nem sempre, um produto diet é liberado para os diabéticos, pois pode conter açúcar e ter dele retirado apenas o colesterol, por exemplo. “Nem todos os alimentos diet apresentam baixo teor calórico, são isentos de açúcar ou apresentam baixo teor de gordura”

Light
Alguns alimentos light, na verdade, são diet. O termo “light” pode ser utilizado em alimentos que contenham, no mínimo, 25% da redução no valor energético total ou no conteúdo de nutrientes dos alimentos comparados. “O produto light não prejudica o portador de diabetes, desde que seja utilizado conscientemente e que se considere o rótulo da composição nutricional da embalagem. É bom lembrar que o alimento light pode ter um teor de gordura reduzido e manter os mesmos níveis e tipos de carboidratos, o que não é recomendável para o tratamento de diabetes”,
Assim, para que o portador de diabetes possa consumir um alimento dietético, obrigatoriamente, deve vir assinalado na embalagem que o mesmo não contém açúcar. “Sempre observe e reflita para qual finalidade você está consumindo um determinado alimento diet ou light. Procure aprender como interpretar as informações fornecidas pelo rótulo, que contém os ingredientes e informações nutricionais”,
Para ter qualidade de vida, é indispensável uma alimentação saborosa e saudável!
Para conseguir este tipo de alimentação, precisamos conhecer os nutrientes e seus respectivos valores nutricionais:
1. CARBOIDRATOS: fornecem o “combustível” para o nosso organismo, cujos maiores representantes pertencem ao reino vegetal (batata, cenoura, mandioca, milho), farináceos e cereais (pães, arroz, biscoito)
São classificados em:
§ CARBOIDRATOS SIMPLES: açúcar, glicose e frutose;
§ CARBOIDRATOS COMPLEXOS: amido e celulose.
2. PROTEÍNAS: nutrientes essenciais ao organismo, sendo responsáveis pela construção e manutenção dos tecidos, formação de enzimas, hormônios e anticorpos. As melhores fontes são as de origem animal como carne, frango e peixe. Mas pode também ser encontrada em alguns vegetais, como soja, lentilha, feijão, abobrinha.
3. GORDURAS: exercem funções energéticas, estruturais e hormonais. Sabemos que as gorduras são vistas como os “vilões” de nossa alimentação. No entanto, nem todas são iguais, portanto, precisamos saber os tipos de gorduras existentes para então classificá-las como “mocinhas” ou “bandidas”:
§ GORDURAS SATURADAS: presentes naturalmente nos alimentos de origem animal, como carnes gordurosas, leite integral, manteiga, creme de leite, bacon, azeite de dendê e banha. O seu consumo elevado é prejudicial ao organismo, pois aumenta o LDL-colesterol (“mau colesterol”) e colesterol total.
§ GORDURAS SATURADAS TRANS: são produzidos artificialmente e adicionados à maioria dos produtos industrializados, como biscoitos recheados. O seu consumo não traz beneficio algum ao organismo, podendo aumentar o colesterol total e o risco de doenças cardíacas.
§ GORDURAS MONOINSATURADAS: são encontradas principalmente no óleo de canola e azeite. São responsáveis por abaixar o LDL-colesterol e aumentar o HDL-colesterol (“bom colesterol”).
§ GORDURAS POLIINSATURADAS: são encontradas em óleos vegetais (girassol, milho, e soja), e em oleaginosas (castanha, amêndoa). Substituindo as gorduras saturadas por insaturadas é possível diminuir o colesterol total.
§ ÁCIDO LINOLÊICO (Õmega-6) e ÁCIDO LINOLÊNICO (Ômega-3): são gorduras poliinsaturadas essenciais ao nosso organismo, que nos trazem excelentes benefícios, como: auxiliam na redução de danos vasculares, evitando a formação de coágulos e depósitos de gordura; atuam sobra à pressão sanguínea e o nível de triglicérides, colesterol total e LDL-colesterol; agem sobre o sistema imunológico, conferem a pele maciez e aspecto aveludado, além de proteção a infecções, regulam a temperatura do corpo e a perda de água.



Tabela 1: Melhores fontes de W-3 entre os peixes e frutos do mar:


4. FIBRAS ALIMENTARES: são encontradas em frutas e hortaliças, principalmente em folhas, talos, raízes, sementes, bagaços e cascas, assim como em cereais integrais e leguminosas. Embora pertençam ao grupo dos CHO, elas não são digeridas e absorvidas como as demais da sua classe. Sua função principal é auxiliar no melhor desempenho gastrintestinal, sendo basicamente expelidas por completo. Além disso, inibe a absorção de lipídeos; é fator protetor contra câncer de cólon e retarda o pico glicêmico pós-prandial.

Classificam-se em solúveis e insolúveis em água. A tabela abaixo mostra os tipos, fontes e ações de cada uma dessas FA.
Tabela 2: Fibras solúveis e insolúveis em água: tipo, fontes e ações.


Nenhum comentário: