quarta-feira, 16 de abril de 2014

AS PROPRIEDADES DO ARROZ INTEGRAL

shutterstock_81675946

Nas últimas décadas, as pesquisas têm largamente demonstrado que o arroz integral contém mais nutrientes do que o arroz branco. Os processos que mudam a cor dos grãos acabam alterando também seus valores nutricionais. O arroz integral é apenas ligeiramente refinado para remover sua casca exterior, portanto, mantém seu alto conteúdo de fibras, minerais e vitaminas. O arroz branco, por outro lado é muito refinado em um processo que remove sua casca e farelo; esta remoção reduz todos seus nutrientes em mais da metade. No entanto, as indústrias costumam adicionar vitaminas sintéticas e minerais ao arroz branco, a fim de compensar as perdas que ocorrem no processo de branqueamento, e isso, consequentemente leva a um alto índice glicêmico (IG). Infelizmente isso não ajuda a manter todas as suas propriedades nutricionais, e é altamente recomendado que os diabéticos evitem o arroz branco.
O arroz integral deveria ser adicionado em qualquer dieta, devido ao seu baixo IG e altas quantidades de benefícios à saúde. Este delicioso grão é conhecido por seu teor de minerais e antioxidantes, com apenas uma xícara correspondendo a 80 % da dose diária recomendada de manganês e mais de 30 % de selênio. Uma xícara de arroz integral contém 216 calorias, 1,76 g de gorduras, 44,77 g de carboidratos e 5,03 g de proteínas.
Todos esses atributos mencionados ajudam no combate ao câncer, a reduzir o risco de diabetes tipo 2, manter os níveis de açúcar no sangue normais, e outros benefícios que são predominantes na maioria dos antioxidantes. Pesquisas recentes mostram que a ingestão de alimentos integrais ajuda a prevenir a síndrome metabólica em cerca de 38%. Esta síndrome é caracterizada por obesidade abdominal e resistência à insulina, que pode levar a acidente vascular cerebral ou ocorrência de diabetes tipo 2. Os cientistas também descobriram recentemente que a ingestão de cereais integrais juntamente com os peixes ajuda a combater asma infantil em pelo menos 50 %.
Com todos os benefícios que o arroz integral apresenta, pode-se pensar como é que o arroz branco ainda é o mais consumido no mundo inteiro… A verdade é simples, muitas pessoas pensam que o arroz integral não é tão agradável aos olhos, leva muito mais tempo para cozinhar, e tem uma vida útil curta quando comparado ao arroz branco. Isto não deve desencorajar ninguém a comer arroz integral; é uma alternativa mais saudável e deliciosa para o arroz branco. Pode ser apreciado em muitas formas, tais como o pudim de arroz ou em sushis. Não há maneira errada para desfrutar arroz integral, não tenha medo de experimentar combinações! Esperamos que você passe a adicionar o arroz integral em sua dieta.

Nenhum comentário: