terça-feira, 13 de maio de 2014

Estudantes desenvolvem exame de sangue que fica pronto em 15 min


Exame é mais rápido e mais barato.
Pesquisadores acreditam que, no futuro, testes poderão ser feitos em casa.

Um exame rápido e barato para diagnosticar doenças como diabetes e dengue. Esse projeto foi desenvolvido na Universidade Federal de Goiás. Diversos tipos de papel e reagentes químicos foram testados até a realização dos exames. Para por em prática a ideia, os quinze pesquisadores levaram um ano e meio.
“A ideia era usar material acessível, como o papel, encontrado em diferentes formatos, em qualquer lugar do mundo, que possibilitasse o uso de apenas uma única gota de sangue pra fazer diagnósticos clínicos com custo quase zero”, explica o coordenador da pesquisa Wendell Coltro.
O resultado demora 15 minutos para ficar pronto. Em um laboratório convencional, a espera chega até 24 horas. Eles também desenvolveram uma técnica para detectar dengue – mais barata e rápida do que o método convencional. No laboratório, o diagnóstico sai em dois dias. Com essa técnica: duas horas. O exame sai por R$ 0,08. No laboratório custa em média R$ 120.
Os pesquisadores acreditam que, no futuro, os testes poderão ser feitos em casa e em lugares distantes das cidades. O prêmio Jovens Inovadores mostra que eles estão no caminho certo: “estar numa lista, referente ao reconhecimento do MIT,  uma das principais  instituições  tecnológicas do mundo, na primeira  edição brasileira é uma honra e um orgulho enorme que demonstra todo o nosso esforço. As inúmeras horas de trabalho, valeram a pena”, completa Coltro.
Dez projetos de pesquisadores brasileiros recebem hoje um prêmio do Instituto de Tecnologia de Massachusetts - o MIT. Eles disputaram com 240 participantes da primeira edição brasileira do prêmio. Durante a premiação serão anunciados os dois projetos que vão representar o Brasil na etapa final.


Nenhum comentário: