A hipoglicemia é um dos efeitos colaterais mais preocupantes em pacientes com DM2, principalmente nos idosos. A própria condição de diabetes está associada a um risco aumentado de comprometimento cognitivo. Pacientes com diabetes tipo 2 apresentam risco aumentado de hipoglicemia, particularmente em idosos tratados com sulfonilureias.
O estudo Edinburgh incluiu 1.066 pacientes com diabetes na faixa etária de 60 a 75 anos. Desse total, 831 pacientes retornaram para uma consulta de seguimento quatro anos após a consulta inicial. Através da utilização de um questionário, o histórico de episódios de hipoglicemia foi avaliado comparativamente no início do estudo e depois de quatro anos. Uma avaliação cognitiva também foi realizada abrangendo aspectos verbais, não verbais, de processamento e de memória operacional. Um desempenho mais baixo na avaliação cognitiva foi detectado em pacientes com história de hipoglicemia. 
Os resultados do estudo mostraram que a hipoglicemia grave esteve associada a um declínio mais acentuado da função cognitiva. Também existem evidências de que as pessoas com habilidade cognitiva mais baixa podem ser mais susceptíveis a episódios de hipoglicemia. Uma das possíveis explicações para esse fato estaria relacionada com a hipótese de que as pessoas com uma habilidade cognitiva mais baixa seriam menos capazes de reconhecer os sinais e sintomas da hipoglicemia, o que as torna incapazes de tratar ou mesmo de prevenir os episódios de hipoglicemia através de medidas adequadas para normalização do controle glicêmico. Em resumo, deve-se sempre ter em mente que a hipoglicemia pode ser um fator de risco para o declínio cognitivo em pacientes idosos com DM2. Por essa razão, os pacientes com esse perfil devem receber especial atenção em termos de uma monitorização glicêmica mais intensiva e da promoção de um maior conhecimento em relação à hipoglicemia e seu tratamento e prevenção. 
Fonte: Feinkahl I. et al. Severe Hypoglycemia and Cognitive Decline in Older People With Type 2 Diabetes: The Edingurgh Type 2 Diabetes Study. Diabetes Care 2014;37(2):507-515.

Informações do Autor

Dr. Augusto Pimazoni-Netto
Coordenador do Grupo de Educação e Controle do Diabetes do Hospital do Rim e Hipertensão da Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP
E-mail: pimazoni@uol.com.br