segunda-feira, 20 de outubro de 2014

DIABETES E A GORDURA NO FÍGADO

esteatose hepatica diabeticos

O fígado pode ser um incômodo para quem tem diabetes. Mesmo que um indivíduo com diabetes não beba álcool e se alimente bem, eles são mais pré-dispostos a desenvolver uma série de problemas médicos envolvendo este órgão. Em particular, a doença hepática gordurosa não alcoólica (esteatose hepática, gordura no fígado ou fígado gorduroso) é conhecida por atingir cerca de metade das pessoas com diabetes tipo 1 e 2. Por esta razão, é importante que diabéticos saibam como esta condição médica ocorre e as medidas que podem tomar para evitar que ela se desenvolva.
Além do diabetes, a gordura no fígado pode ser causada por obesidade, colesterol alto, pressão alta, certos medicamentos e após a cirurgia de Bypass Gástrico. Embora a doença em si raramente demonstre quaisquer sintomas, esta condição aumenta as suas chances de desenvolver doenças cardíacas, câncer de fígado e cirrose. Indivíduos com diabetes tendem a desenvolver esta condição devido aos altos níveis de glicose no sangue não controlados, o que os expõem a altos níveis de triglicerídeos. Felizmente, essa condição pode ser revertida se a pessoa estiver disposta a fazer algumas mudanças no estilo de vida.
Entre as principais mudanças necessárias para que um indivíduo diminua os riscos para desenvolver gordura no fígado, está o controle dos níveis de açúcar no sangue e o do peso. Estudos têm demonstrado que reduzir esses dois fatores pode ajudar imensamente para reverter esta condição médica. Além disso, você também deve evitar o consumo de álcool, parar de fumar e exercitar-se regularmente. Mantenha uma dieta que inclua legumes, frutas, nozes, feijão, peixes e carnes magras, e fique longe de alimentos ricos em gorduras saturadas e açúcares refinados.
Como a doença hepática gordurosa não alcoólica geralmente é assintomática, recomendamos que o seu médico ou especialista faça testes regulares. Se você já tem esta condição médica, aconselhamos você a procurar o seu médico para saber o que deve fazer para lidar com a mesma. Como sempre, certifique-se em entrar em contato com um médico antes de fazer qualquer mudança no estilo de vida repentinamente.
 http://blogbr.diabetv.com/diabetes-e-gordura-no-figado/

Nenhum comentário: