sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Diabéticos devem ter cuidados no verão

O calor pode induzir a desidratação, o que aumenta o risco de hiperglicemia




Pouca gente sabe mas os portadores de diabetes 1 e 2 sofrem mais no calor, que pode acelerar a absorção da insulina de ação rápida, levando à hipoglicemia, o baixo nível de glicose no sangue.
Especialistas explicam que o calor também pode induzir a desidratação, o que aumenta o risco de hiperglicemia, o aumento da glicemia no sangue. Por isso nos períodos muito quentes é fundamental os diabéticos testarem, com mais frequência, os índices de glicemia.
Outro grande problema é o aumento da temperatura do corpo. Isso acontece devido a um comprometimento do sistema nervoso em razão da chamada neuropatia diabética.
Em outras palavras, as glândulas sudoríparas podem apresentar distúrbios na produção de suor, o que pode levar a quadros sérios de hipertermia, quando há a elevação da temperatura do corpo a patamares capazes de comprometer o organismo e levar até o paciente a óbito.
Para ter uma ideia de como isso acontece, um pequeno estudo comparou pacientes diabéticos e um grupo de participantes saudáveis, à medida que eles eram expostos a aumentos de temperatura.
Os participantes foram ligados a dispositivos que mediam a temperatura da pele, temperatura corporal e índice de suor. Quando as temperaturas subiram, o índice de transpiração dos participantes aumentou proporcionalmente; as temperaturas corporais continuaram constantes.
Segundo os cientistas, para os diabéticos, o suor pareceu se paralisar, independentemente de um aumento alarmante na temperatura corporal. A incapacidade generalizada dos pacientes de diabetes de suar pelo corpo teve um efeito profundo sobre a temperatura corporal.
Para driblar o calor excessivo que faz no Brasil, no verão, a dica dos médicos é ingerir bastante líquido e alimentos saudáveis, bem como a dose de insulina e de hipoglicemiantes/medicamentos orais. Outra recomendação é evitar as exposições prolongadas ao sol, além de usar roupas leves. 

Por Natália Farah
 http://maisequilibrio.com.br/saude/diabeticos-devem-ter-cuidados-no-verao-5-1-4-741.html

Nenhum comentário: