domingo, 22 de outubro de 2017

8 alimentos para regular os níveis elevados de triglicerídeos

8 alimentos para regular os níveis elevados de triglicerídeos

Dado que o excesso de triglicerídeos no sangue pode levar a problemas cardiovasculares e coronários, é imperativo incluir esses alimentos na dieta para reduzir os seus níveis.

Níveis elevados de triglicerídeos, conhecidos em termos médicos como hipertrigliceridemia, são causados por um aumento anormal dos lipídios no sangue.
Os especialistas em saúde cardiovascular recomendam manter o seu nível no intervalo normal, abaixo de 150 mg /dl, já que o excesso pode aumentar o risco de doenças cardíacas e pancreatite.
Embora, em sua certa medida, ele seja utilizado pelo organismo como fonte de energia, o acúmulo excessivo é uma das principais causas da doença de artérias coronárias.
Além disso, na maioria dos casos é acompanhado com a diminuição dos níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL), também chamado “colesterol bom”, que é essencial para a limpeza de sangue.
Felizmente, adotando uma dieta controlada em gorduras e calorias pode-se regular naturalmente estes níveis antes que afetem negativamente a saúde.
Adicionado a isso, é desejável aumentar o consumo de alguns alimentos que, por suas propriedades, ajudam a manter os níveis estáveis.
Descubra-os!

Alimentos para controlar os triglicerídeos

1. Azeite de oliva


O azeite de oliva extra virgem é composto de ácidos graxos monoinsaturados que estimulam o aumento do colesterol bom nas artérias.
Sua ingestão regula e controla altos níveis de triglicérides, limpa as artérias e reduz a inflamação.
Além disso, a longo prazo, pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares graves, como doença cardíaca coronária, trombose e arteriosclerose.

2. Leguminosas

Valorizadas por seu alto teor de nutrientes essenciais, as leguminosas são uma excelente escolha de alimentos para proteger a saúde cardiovascular.
O seu significativo aporte de fibra solúvel ajuda a remover elevados níveis de colesterol e triglicerídeos no organismo, e impede que se acumulem nas paredes arteriais.
Por sua vez, são uma fonte saudável de carboidratos e proteínas, usados pelo corpo para manter um nível de energia adequada.

3. Peixes azuis


Os peixes azuis estão entre os melhores alimentos para proteger a saúde cardiovascular e cognitiva.
Destacam-se como a principal fonte de ácidos graxos ômega 3, um tipo saudável de lipídios que facilita a redução de triglicérides.
Seus compostos antioxidantes e anti-inflamatórios minimizam os efeitos negativos dos radicais livres, moléculas nocivas que aceleram o dano celular.
Dentre esses peixes destacam-se:
  • Salmão
  • Atum
  • Sardinha
  • Arenque
  • Bacalhau

4. Aveia

Destaca-se como uma das principais fontes de energia para o corpo. A farinha de aveia é um excelente suporte para reduzir a presença destes lipídios nas artérias.
Possui uma quantidade significativa de fibras solúveis, nutrientes que impedem o acúmulo de gorduras nocivas.
É de baixo índice glicêmico e, de fato, apresenta uma pequena quantidade de gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas, conhecidas pelo seu efeito positivo contra esses distúrbios.

5. Frutos secos


Nozes, amêndoas e outras variedades de frutos secos fornecem uma quantidade interessante de ácidos graxos ômega 3, um nutriente essencial que limpa o sangue e protege a saúde cardíaca.
Também é uma rica fonte de fibras e antioxidantes: na medida certa, favorecem o controle dos níveis de triglicérides.

6. Abacate

A ingestão de um abacate por dia proporciona muitos benefícios para a saúde cardiovascular e bem-estar geral do corpo.
Esta deliciosa fruta tem uma incrível riqueza em nutrientes que, entre outras coisas, reduz a inflamação e o risco de doenças crônicas.
Fornece quantidades significativas de gorduras saudáveis, antioxidantes e proteínas necessárias para o metabolismo e a limpeza das artérias.
Seus óleos essenciais controlam a hipertrigliceridemia e os níveis excessivos de colesterol ruim (LDL) e total.

7. Alho


O alho é um dos condimentos que não deve faltar nos planos de refeição para pacientes com hipertrigliceridemia.
Ele é rico em substâncias sulfurosas que ajudam a regular os lipídios do sangue, que por sua vez, ajudam a eliminar as toxinas.
Aconselha-se sua ingestão em jejum e cru, pois é a melhor maneira de aproveitar ao máximo suas propriedades.

8. Mamão papaia

O mamão contém antioxidantes, fibras e enzimas naturais que promovem o processo de digestão de gordura, ao mesmo tempo em que reduzem a tendência de acumular o colesterol ruim e triglicerídeos.
Consumido sozinho ou em batidas e saladas, é uma boa alternativa para impedir a formação de placas nas artérias.
Considere que a inclusão desses alimentos na dieta é apenas um suplemento para combater este problema de saúde.
É essencial aumentar a ingestão de água e evitar o consumo excessivo de frituras, laticínios, e outras fontes de gorduras saturadas.
https://melhorcomsaude.com/8-alimentos-controlar-triglicerideos/





Nenhum comentário: