quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Hemoglobina Glicada ou A1C

Um teste mais recente para avaliar o controle da glicemia é a dosagem dos níveis de hemoglobina glicada ou A1C, antigamente conhecida como hemoglobina glicosilada. A hemoglobina glicada nos dá uma idéia dos níveis médios de glicemia últimos 2 a 4 meses. Dizendo de outra forma, o teste A1C "entrega" para o médico se fizemos ou não um bom controle do diabetes nos últimos meses, quer seja tomando os remédios, quer seja mantendo uma boa alimentação. Os níveis desejáveis de A1C, de acordo com as últimas diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2007), devem ficar abaixo de 6,5%.

Se compararmos a hemoglobina glicada com a glicemia de jejum, podemos dizer que esta última mede o nível de glicemia instantâneo (no momento do exame), enquanto a primeira mede a glicemia média do paciente durante os últimos 2 a 4 meses.

Quer entender ainda melhor?

Imagine que nosso corpo seja um banco, ao realizarmos uma glicemia de jejum, o resultado corresponde ao "saldo atual". Já o exame da A1C representa o "saldo médio" dos últimos 2 a 4 meses...




Nenhum comentário: