sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Hemoglobina Glicosilada

HbA1c, também conhecida como hemoglobina glicosilada, indica o controle do açúcar no sangue de um paciente nos últimos 2-3 meses. É formada quando a glicose no sangue se liga irreversivelmente à hemoglobina, para formar um complexo estável de hemoglobina glicosilada. Como a envergadura normal de vida das células vermelhas no sangue é de 90 - 120 dias, a HbA1c somente será eliminada quando as células vermelhas forem substituídas.
Os valores da Hemoglobina Glicosilada são diretamente proporcionais à concentração de glicose no sangue durante a vida das células vermelhas no sangue. Os valores da HbA1c não estão sujeitos às flutuações observadas no monitoramento diário da glicose no sangue. O valor é um índice da glicose no sangue nos últimos 2 - 3 meses, mas é mais influenciada aos valores mais recentes da glicose. Estes valores mostram os últimos 30 dias com um peso de 50% da HbA1c, os 60 dias precedentes com um peso de 25% do valor e os 90 dias precedentes com 25% do valor.
Esta propensão é devido à natural destruição e reposição das células vermelhas do sangue pelo corpo. Como as células vermelhas são constantemente destruídas e substituídas, não levam 120 dias para detectar uma mudança clinicamente significativa na HbA1c seguindo uma mudança significativa na média da glicose no sangue.

Utilidade Clínica.
A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda a hemoglobina Glicosilada (HbA1c), como o melhor teste para saber se o açúcar no sangue de um paciente está sob controle todo o tempo. O teste deveria ser executado a cada 3 meses em pacientes insulino-dependentes, durante mudanças de tratamento, ou quando a glicose do sangue está elevada. Para pacientes tratados com drogas orais e estáveis, a freqüência recomendada é de ao menos 2 vezes ao ano.
Estudos realizados pelo "Diabetes Control and Complications Trial" (DCCT) e do "United Kingdom Prospective Diabetes Study" (UKPDS) mostraram que quanto mais baixo os resultados da hemoglobina glicosilada, maior as chances de desacelerar ou evitar o desenvolvimento de sérias doenças nos olhos, rins e nervos. Os estudos também mostraram que qualquer melhora nos níveis da HbA1c pode reduzir potencialmente essas complicações.
A ADA recomenda que deve-se tomar alguma atitude quando: os resultados da HbA1c estiver acima de 8% e considerar a diabetes sob controle quando o resultado da hemoglobina glicosilada for 7% ou menos.

Relação da hemoglobina glicosilada pela média nos níveis de glicose no sangue.
Obs: a seqüência é: Percentual de Hemoglobina glicosilada (%) e média dos níveis de glicose no sangue (mg/dl).
Cumpre observar que os níveis de glicose no sangue correspondentes a hemoglobina glicosilada são uma média das glicemias relativas há meses, o que significa que a máxima e mínima glicêmicas podem ter sido muito diferentes à média. Consulte seu médico.


http://www.bengalalegal.com/hemoglob.php





Nenhum comentário: