quinta-feira, 1 de abril de 2010

Terça Diet: Aprendendo Novos Sabores 30/03/2010

Nesta última terça, dia 30 de março, logo após o preparo e degustação de um delicioso Bolo de Fubá preparado pela presidente da ABAD, Antonia.

Érica, a nutricionista  comentou sobre a importância de ler os Rótulos dos Alimentos antes de realizar a compra, e assim destacou as informações mais importantes a serem verificadas, sendo elas:

* Data de validade, modo de conservação e armazenamento: fiquem atentos, pois muitos alimentos têm seu prazo de validade reduzido depois de abertos.

* Lista de ingredientes: os ingredientes dos produtos são listados em ordem decrescente de peso, ou seja, aquele que vêm por primeiro, é aquele que se encontra em maior quantidade no alimento. Além disso, no caso dos diabéticos, devemos sempre verificar se ingredientes como açúcar, mel, açúcar mascavo, sacarose, entre outros, estão presentes na lista de ingredientes do alimento desejado, pois estes ingredientes devem ser evitados.

* Informação complementar: essa informação indica alguma propriedade especial do produto e para que possa ser declarada no rótulo obedece a normas específicas estabelecidas pela ANVISA. São exemplos de informação complementar: "baixo teor de gordura", "sem colesterol", "reduzido teor de sódio", “sem adição de açúcares”, etc.

* Informação nutricional: pode ser declarada em tabela ou por extenso e indica as quantidades de alguns nutrientes presentes em uma porção do alimento. Essa porção sugerida no rótulo, juntamente da sua medida caseira, é aquela que devemos consumir, assim, evitando consumo excessivo do produto.


Obs: A receita do Bolo de Fubá em breve estará no blog de receitas. Acesse.

Nenhum comentário: