domingo, 30 de maio de 2010

Contagem de carboidratos (Daniela Cravari)

29-05-2010
Olá leitores.
Meu nome é Daniela Cravari, 28 anos, nutricionista fornada pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP/Botucatu. É com muito carinho e satisfação que faço a minha primeira contribuição para o blog da Associação Botucatuense de Apoio ao Diabético (ABAD). Neste tópico comentarei sobre uma ferramenta muito útil para o controle da glicemia: a Contagem de Carboidratos.

A Contagem de Carboidratos é uma estratégia nutricional onde contabilizamos os gramas de carboidratos consumidos nas refeições. O objetivo deste procedimento é manter a glicemia, que é a concentração de glicose no sangue ou mais precisamente no plasma, dentro de limites saudáveis. O carboidrato é o nutriente que mais afeta a glicemia. Quase 100% são convertidos em glicose em um tempo que pode variar de 15 minutos a duas horas.

Além de controlar a glicemia mais precisamente, a Contagem de Carboidratos permite obter maior variedade na escolha dos alimentos que compõem o seu plano alimentar.
Este método pode ser utilizado por qualquer pessoa com diabetes. Também é muito útil, até mesmo indispensável, para aquelas pessoas que utilizam como forma de tratamento a terapia com múltiplas doses de insulina ou sistema de infusão contínua de insulina, onde esta poderá ser ajustada, baseada no que cada pessoa consome de alimentos.

Futuramente a contagem de carboidratos será tema de cursos na ABAD e a presença de todos os sócios e leitores do blog será muito importante!

Referência
Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). Disponível em: . Acesso em: 29/05/2010.

Dra. Daniela Cravari
Nutricionista, CRN3 - 25813
Contato: danicravari@yahoo.com.br

Nenhum comentário: