domingo, 6 de junho de 2010

CONGELAMENTO DE ALIMENTOS

O congelamento é um dos métodos mais utilizados para conservar alimentos. Essa técnica preserva os alimentos frescos ou pratos prontos, sem alterar de forma significativa seu sabor, textura ou qualidades nutritivas. Além disso, aumenta a praticidade e a economia doméstica ao aproveitar sobras de alimento e permitir o consumo de frutas e verduras frescas, mesmo fora da safra.

Congelar refeições é prático e não apresenta grande impacto sobre os valores nutricionais dos alimentos. Para isso, algumas normas devem ser respeitadas: escolher alimentos de ótima qualidade; conservar os alimentos no congelador à pelo menos -18ºC; acondicionar os alimentos em recipientes fechados, próprios para congelador, retirando o ar de dentro das embalagens e identificar os recipientes com etiqueta adesiva especificando a data de validade que varia de acordo com o tipo de alimento (frutas, carnes, doces, etc.).

Alguns alimentos podem ser levados do congelador diretamente para o fogão ou forno. Havendo necessidade de descongelá-los, um dos métodos indicados é mantê-los sob refrigeração. Alimentos descongelados, não devem ser congelados novamente.

Dra. Daniela Cravari
Nutricionista, CRN3 - 25813
danicravari@yahoo.com.br

Nenhum comentário: